segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Coquetel antiaids possibilita vida normal

Portadores de vírus só precisam evitar excessos
Maceió, AL – O tratamento da Aids, a exemplo de outros terapêuticas, também evoluiu nos últimos anos e, de acordo com a coordenadora de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde, Sandra Gomes, apesar de o coquetel com os antiretrovirais ainda provocar muitos efeitos colaterais, possibilita, a boa parte dos portadores do HIV, uma vida normal de trabalho e lazer. “Há pessoas que convivem bem com o vírus há mais de 20 anos”, diz ela, alertando que, para isso, é preciso evitar os excessos e adotar os cuidados necessários a evitar a transmissão do vírus para outras pessoas. Cuidados que devem ser de todos, tanto para não transmitir quanto para não adquirir o vírus da Aids e outras doenças.
O uso de preservativo, a conhecida camisinha, é fundamental desde o início da vida sexual, tanto quanto para os usuários de drogas injetáveis, que devem utilizar seringas individuais. Uma única vez em que se deixe de usar a camisinha ou que se compartilhe uma seringa pode ser exatamente o momento onde se contraia o vírus se a outra pessoa estiver infectada. Assim, mantém-se o aconselhamento de que prevenir ainda é o melhor caminho. “O preço da doença é muito alto para a vida de qualquer cidadão”, destaca a secretária.

(*) Com informação Lívia Maria dos Santos e Gazeta de Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.