quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Falha humana causou acidente entre trens com 38 feridos em São Paulo

Segundo os bombeiros, 38 pessoas ficaram feridas na colisão. Acidente aconteceu na Estação Vila Clarice, da Linha 7-Rubi
São Paulo, SP – O secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, disse que uma falha humana causou o acidente ocorrido na manhã desta quarta-feira, 15, envolvendo duas composições da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na Linha 7-Rubi, em São Paulo. Segundo a CPTM, um trem de manutenção bateu na traseira de uma composição que levava passageiros, às 8h50, na Estação Vila Clarice, na Praça Comendador Souza Cruz, na região do Jaraguá.
“Não houve falha técnica, não houve falha de sinalização. Infelizmente, houve falha humana”, disse Fernandes. Ele explicou que há indícios de que Centro de Controle Operacional (CCO), da CPTM, tenha autorizado o trem de manutenção a entrar no trecho da Linha 7, colidindo com a composição de passageiros que estava parada. “Não foi um erro solitário”, disse o secretário.
Fernandes informou que a conversa entre a maquinista do trem de manutenção e o CCO serão analisadas. A maquinista trabalha na CPTM desde 1998.
A colisão deixou 38 pessoas feridas – duas delas em estado grave, com traumatismo craniano –, segundo informou o major Nilton Miranda, do Corpo de Bombeiros, às 11h desta quarta-feira. A CPTM, entretanto, só confirma 24 vítimas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), por sua vez, contabiliza 56 feridos.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, dos 38 feridos, 28 foram socorridos pelos bombeiros e pelo Samu. Os demais foram socorridos por quem passava no local.
O acidente aconteceu no sentido do Centro da capital – a Linha 7-Rubi liga a região da Luz à cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo. Às 11h40, a circulação de trens já havia sido normalizada. A apuração sobre as causas do acidente deve ser concluída na próxima sexta-feira, 17.

(*) Com informação G1, AE e Diário 24horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.