sábado, 25 de fevereiro de 2012

Sábado tem 25 horas em horário especial

Horário de verão rende R$ 160 milhões nesta edição
Logo mais, quando os relógios marcarem 0h nos estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e no estado Bahia, os ponteiros deverão ser atrasados em uma hora, resultando em uma hora a mais na noite deste sábado, 25, e, assim, retornar ao horário solar. É o fim do Horário de Verão que, nesta edição, foi prorrogado em uma semana e permitiu economia da ordem de R$ 160 milhões.
De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), isso tem como consequência a redução da tarifa de energia elétrica para o consumidor.
Dados reunidos pela ONS apontam para uma redução da demanda no horário da ordem de
2.555 MW – 1.840 MW no Sudeste e Centro-Oeste, 610 MW no Sul e 105 MW na Bahia, único estado do Nordeste brasileiro que, este ano, adotou o horário alternativo. A redução representa 4,6% da demanda máxima dos três subsistemas.
Ainda conforme o órgão regulador, a redução de energia foi de 0,5% em todos os subsistemas envolvidos, o que equivale a 8% do consumo mensal da cidade do Rio de Janeiro ou 10% do consumo mensal de Curitiba e 0,5% do consumo mensal de Feira de Santana (BA). No caso de São Paulo, houve redução de demanda de 4,5% no horário de pico – resultando em economia de 985 MW, a maior do País.
O diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, destacou que a medida também aumenta a segurança do sistema e diminui custos de operação. O Ministério das Minas e Energia já havia adiantado, esta semana, que pretende continuar adotando, anualmente, o horário de verão.

(*) Com informação AE e G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.