quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Como reconhecer um perfil falso no Facebook

Quer saber quem seus amigos do Facebook são e não são? Há algumas características similares de contatos falsos, segundo dados revelados pela Barracuda Networks. Em primeiro, possivelmente são mulheres: em torno de 97% deles são do gênero, enquanto 40% das contas reais são de meninas, segundo Paul Judge, chefe de pesquisa da Barracuda, no Kaspersky Lab Security Analyst Summit.
“Falsos usuários podem roubar sua conta e fazer spam em seu mural”. Muitos desses perfis são automaticamente gerados, com a intenção de lucro ou golpes relacionados a esse tipo de atividade.
Um perfil falso do Facebook começa se juntando a um grupo – como uma rede de colégios de uma grande área metropolitana – e depois envia pedidos de amizade para seus membros. A intenção deles é conquistar amigos, alerta a companhia.
Os dados da análise mostram que 58% dos “fakes” dizem estar interessados em homens e mulheres, enquanto apenas 6% de contas legítimas anunciam o mesmo. Outro detalhe importante: os “amigos imaginários” tendem a ter muitos contatos, em torno de 720, enquanto os verdadeiros ficam na média de 130.
Os amigos falsos também tendem a “taguear” mais. Enquanto os perfis legítimos marcam um amigo a cada quatro fotos, os falsos marcam 30 pessoas por cada foto. Tudo é direcionado a aumentar a rede.
Mesmo assim, não atualizam muito seus perfis – 43% nunca mudaram o status na rede, enquanto apenas 15% dos legítimos deixam suas informações congeladas Os perfis falsos não compartilham interesses tanto quanto os legítimos – 35%, contra 77%.

(*) Com informação IT Web - Tradução: Alba Milena - Revisão: Adriele Marchesini

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.