sábado, 25 de fevereiro de 2012

Descoberto planeta com mais água que a Terra

O telescópio Hubble descobriu um planeta maior do que a Terra, mas menor do que Urano. Este planeta tem água em abundância e é coberto por uma atmosfera espessa e
fumegante, como anunciou o Astrophysical Journal. Em sua publicação, a revista Veja ressalta que é a primeira vez que se detecta este tipo de planeta.
O nome é ainda difícil de fixar. Chama-se GJ 1214b e foi descoberto em 2009, no entanto, a comunidade científica só agora conseguiu confirmar os detalhes sobre a atmosfera do planeta.
Em 2010, cientistas realizaram medições e descobriram que a atmosfera deste planeta seria composta por vapor de água ou nuvens. Agora, a equipe utilizou raios infravermelhos do telescópio Hubble e confirmou que a atmosfera é formada por uma espessa e densa camada de vapor de água.
O GJ 1214b tem uma órbita em torno de uma estrela anã vermelha a cada 38 horas e a uma distância de dois milhões de quilômetros, o equivalente a uma vez e meia o diâmetro do Sol. De acordo com os cientistas, a estimativa é de que a temperatura na superfície do novo planeta seja de 230 graus.

(*) Com informação sapo.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.