quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Descobertos novos camaleões anões em Madagáscar

Um grupo de pesquisadores alemães descobriu quatro novas espécies de répteis em miniatura em Madagáscar. Segundo explicam na revista científica Plos ONE, tratam-se de camaleões que medem apenas umas dezenas de milímetros desde a cabeça até à cauda.
Algumas dessas espécies são suficientemente pequenas para prender a cabeça de um fósforo, sinaliza o jornal espanhol El Mundo. Os autores do estudo concluíram que estes animais encontram-se entre os menores do mundo.
A equipe, coordenada por Frank Glaw, da Coleção Estatal Zoológica de Munique (Alemanha), também levaram em consideração uma análise genética para determinar se os répteis, embora sejam muito similares na aparência, são de espécies diferentes.
A espécie menor do grupo, Brookesia micra, foi encontrada apenas numa ilhota chamada Nosy Hara, localizada a Norte da principal ilha de Madagáscar. Os cientistas sugerem que esta espécie pode representar um caso extremo de nanismo exclusivo da ilha.
“A miniaturização extrema destes répteis anões pode ser acompanhada por numerosas especializações de fisiologia e esta constitui uma área promissora para futuras pesquisas”, diz Frank Glaw. “Mas o mais urgente é centrar os esforços na conservação destas e de outras espécies micro endêmicas de Madagáscar, que estão fortemente ameaçadas pelo desmatamento”.

(*) Com informação JN.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.