sábado, 1 de outubro de 2011

Criança que dorme e acorda mais cedo é mais ativa

Problemas de sono entre as crianças não são raros: estima-se que estejam presentes de 25 a 40% das crianças com idades entre 1 e 5 anos. As queixas mais comuns são a resistência em ir para a cama, dificuldade em induzir o sono e frequentes despertares noturnos, ou seja, problemas na quantidade, qualidade e no horário em que se dorme. Muitas vezes essas dificuldades podem ser decorrentes de maus hábitos de sono, e a educação dos pais é a estratégia central de prevenção e tratamento.
Um estudo australiano publicado na revista “Sleep” revelou que jovens e crianças que dormem mais cedo – e por isso também acordam mais cedo – são mais magros e mais ativos do que outros jovens com hábitos de atividades mais noturnas, apesar de a quantidade de horas dormidas ser a mesma.
Para realizar o estudo, registrou-se a hora de dormir e a hora de acordar de 2.200 participantes com idades entre 9 e 16 anos, comparou o peso deles, e como aproveitam o tempo livre durante quatro dias. O grupo que vai para a cama mais tarde e também acorda mais tarde mostrou ter 1,5 vezes mais risco de se tornar obeso do que aquele que dorme mais cedo e acorda ao raiar do dia. Os notívagos mostraram quase duas vezes mais propensão ao sedentarismo e 2,9 vezes mais tendência a sentarem em frente à tevê, ao computador ou a jogar videogame por mais tempo do que o recomendado por especialistas.
“Os cientistas já descobriram que as crianças que dormem pouco tendem a ter sobrepeso ou serem obesas. Nosso estudo sugere que a hora de dormir também é muito relevante”, disse a médica Carol Maher, PhD e pós-doutoranda na Universidade do Sul da Austrália e uma das autoras do estudo.
Ela explica que as crianças com hábitos mais diurnos apreciam mais as atividades físicas do
que as com hábitos mais noturnos, que priorizam assistir à televisão ou preferem as atividades sociais. A médica garante que o resultado do estudo pode servir como alerta:
“É sabido que os padrões de sono dos adolescentes são bem diferentes dos das crianças e dos adultos. O que nosso estudo prova é que esses padrões podem ter relação com hábitos de vida pouco saudáveis”.
Horários
Recomenda-se que crianças entre 1 e 3 anos de idade devem ter entre 12 e 14 horas de sono por dia, 11 e 12 horas para os pré-escolares de 3 a 5 anos e 10 a 11 horas para as crianças escolares de 6 a 12 anos. Dormir mal nessas fases precoces da vida pode ter forte influência sobre o comportamento e desenvolvimento intelectual e pode até mesmo aumentar o risco de acidentes nas brincadeiras. Há evidências também de que as relações familiares e o equilíbrio psíquico da mãe são afetados quando a criança não dorme bem.

(*) Com informação Correio do Estado e agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.