sábado, 1 de outubro de 2011

EUA lançam alerta mundial após morte de imã vinculado à Al-Qaeda

Washington, EUA — Os Estados Unidos fizeram um alerta hoje, 01, sobre o risco de "represálias" contra seus cidadãos em todo o mundo após a morte de Anwar al Awlaqi, um imã radical iemenita-americano vinculado à Al-Qaeda.
O Departamento de Estado informou que esse alerta "mundial" feito após a "morte de pessoas-chave do grupo terrorista Al-Qaeda na Península Arábica", entre elas Al-Awlaqi, expirará em 30 de novembro.
"A morte de Awlaqi, no curto prazo, poderá dar a pessoas ou grupos razões para se vingar, cometendo atentados em todo o mundo contra cidadãos ou interesses americanos", destacou o documento.
"No passado, Awlaqi e outros membros da Al-Qaeda na Península Arábica fizeram um chamado para cometer atentados", lembrou o departamento.
Awlaqi foi morto na sexta-fiera no Iêmen, anunciaram as autoridades iemenitas e americanas.
Considerado por Washington uma ameaça tão grande como a representada por Osama bin Laden, o imã iemenita-americano era suspeito de ter vínculos com o nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab, responsável pelo atentado frustrado de 25 de dezembro de 2009 contra um avião comercial dos Estados Unidos.
Também manteve correspondência com o comandante americano Nidal Hassan, suposto autor do tiroteio que deixou 13 mortos na base de Fort Hood, no Texas, em novembro de 2009.

(*) Com informação AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.