Nesta edição do ranking realizado pela consultoria Interbrand, as marcas de tecnologia continuaram a apresentar crescimento
A consultoria Interbrand divulgou hoje, 04, um ranking com as 100 melhores marcas globais. A 12ª edição do ranking posiciona a Coca-Cola na liderança e mostra o crescimento da Apple, que aumentou seu valor de marca em 58% e passou a ocupar o 8º lugar, se tornando a empresa que mais subiu posições neste ano.
O ranking é elaborado com base em uma metodologia que analisa três aspectos principais que contribuem para o valor de uma marca: desempenho financeiro dos produtos ou serviços da marca, papel dela no processo de decisão de compra e sua força para continuar garantindo receita para a empresa.
Essa edição aponta que, devido aos mercados voláteis e ao clima incerto dos negócios que caracterizaram 2011, as marcas estão no meio do processo de adaptação a uma nova realidade.
“Incerteza é o novo status quo, portanto, as marcas de hoje precisam ser rápidas e ágeis” apontou Jez Frampton, CEO Global da Interbrand. “Consistência, relevância e comprometimento são mandatórios, se uma marca deseja manter o ritmo no nosso mundo de constantes mudanças”, afirma.
Nesta edição, as marcas de tecnologia continuaram a apresentar crescimento. Sete das 10 marcas mais valiosas são desse segmento: IBM (2°), Microsoft (3°), Google (4°), GE (5°), Intel (7°), Apple e Hewlett-Packard (10°). Sendo que a Apple, Amazon.com (26°), Google e Samsung (17°) são as quatro empresas que mais subiram posições no ranking e uma das poucas novatas é a HTC (98°), fabricante de aparelhos móveis.
O último ano foi marcado pelo surpreendente crescimento da indústria automotiva, conduzido, pelo ressurgimento da indústria automotiva americana e pela alta demanda por carros na China. Dessa forma, a Toyota (11°) mantém sua posição como a melhor marca automotiva no estudo. E como novidade a Nissan Motor, a segunda maior fabricante de veículos do Japão e ausente das Melhores Marcas Globais desde 2007, retornou ao Ranking da Interbrand na 90° posição.
O mercado de luxo também desponta no ranking com a Louis Vuitton (18°), Gucci (39°), Hermès (66°), Cartier (70°), Tiffany (73°), Moët & Chandon (77°), Armani (93°) e Burberry (95°) que viram seus respectivos valores de marca aumentar no último ano. Todas as empresas de luxo que aparecem no levantamento da Interbrand obtiveram esse incremento ao alavancarem sua condição de ícone e, simultaneamente, engajaram novos consumidores em experiências únicas e significativas.
(*) Com informação eBand
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