quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Quem é quem na morte de Patrícia Acioli

Rio de Janeiro, RJ - As investigações sobre a morte da juíza Patrícia Lourival Acioli trazem detalhes elucidativos sobre os papéis desempenhados por cada policial no planejamento e execução do crime. Nessa trama desvendada em pouco mais de um mês, 11 PMs estão envolvidos e tiveram participação ativa. O elo entre todos era o tenente Daniel Benitez, o autor da ideia de assassinar a magistrada. Acima dele, estava o então comandante do 7º BPM (São Gonçalo), Claudio Luiz Silva de Oliveira [foto], que compactuou com os planos de dar fim à vida de Patrícia. Com a autorização de Oliveira, Benitez pôde começar a agir.
A juíza foi morta no dia 11 de agosto, às 23h55, em frente ao condomínio onde morava, em Piratininga, Niterói. A apuração dos fatos remete a outubro do ano passado, quando Oliveira assumiu o comando do batalhão. Ele chamou Benitez para chefiar o Posto de Patrulhamento Comunitário (PCC) que atuava nas imediações do bairro Jardim Catarina, em São Gonçalo. Em fevereiro de 2011, Oliveira levou o seu braço-direito, Benitez, para liderar o Grupo de Ações Táticas (GAT) do mesmo batalhão. O tenente, por sua vez, deslocou o seu grupo do PCC para compor o GAT.
De fevereiro a agosto, o grupo se beneficiou de espólios de guerra, extorsão mediante sequestro, peculato, homicídios qualificados. A série de crimes cometidos gerava por mês de 10 a 12 mil reais à quadrilha composta pelos PMs do GAT. Quando Patrícia começou suas investigações sobre policiais desse grupamento e as primeiras prisões de policiais do batalhão de São Gonçalo foram decretadas, chegou a hora de eliminá-la. E é ai que cada PM desempenhou uma função.
Cláudio Luis Silva de Oliveira - O tenente- coronel Oliveira, após ouvir o plano de Benitez para matar Patrícia, disse: “Você estaria me fazendo um grande favor”. Na denúncia do Ministério Público consta que Oliveira concorreu de forma eficaz para a prática do homicídio ao prestar “auxílio moral à execução”.
O Ministério Público afirmou ainda que o tenente-coronel “aderiu ao propósito criminoso que lhe foi apresentado, passando, então, a instigar, estimular, ditar e orientar o denunciado Daniel Benitez sobre a forma como a empreitada criminosa deveria ser desenvolvida”.
Daniel Benitez e Sérgio Junior - Os dois aguardaram a saída de Patrícia do Fórum de São Gonçalo e a seguiram em uma moto até a sua casa, em Niterói. Na porta do condomínio, efetuaram disparos contra a magistrada. Benitez foi quem coordenou a identificação do local, arregimentou os outros policiais e planejou como seria o assassinato.
Júnior revelou detalhes da morte de Patrícia à polícia para ter o beneficio da delação premiada. Desde então, a sua família está sendo escoltada por policiais civis da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE).
Jovanis Falcão - No dia da morte da juíza, Falcão encorajou Benitez e Junior a cometer o crime, segundo informou o MP. Falcão era o terceiro policial que estava no fórum à espera da saída de Patrícia. Em um pálio vinho, ele seguiu a magistrada, dando apoio à motocicleta. Falcão esteve na cola do carro de Patrícia até o bairro de Columbandê, em São Gonçalo. Depois, deixou Benitez e Júnior agirem sozinhos. Falcão é denunciado ainda por ter se apropriado de “espólio de guerra”, como armas e munições e até os veículos, usados no assassinato.
Jeferson de Araújo - De acordo com denúncia do MP, ele prestou “auxílio moral e material” para a realização do crime. Ele ajudou no planejamento e fez o levantamento sobre a residência de Patrícia. Araújo também é denunciado por participação em diligências cujo objetivo era a obtenção de materiais ilícitos.
Cinco denunciados - Charles Tavares, Junior Medeiros, Alex Ribeiro, Carlos Adílio e Sammy Quintanilha aderiram ao plano de matar Patrícia, estimularam e instigaram para que o crime fosse cometido. Também tinham por costume se aproveitar das apreensões feitas durante as incursões em favelas.
Handerson Lents - É o único policial militar que não pertencia ao 7º BPM. Lents era do 12º BPM (Niterói) e deu as informações sobre o endereço de Patrícia. No dia 11 de julho de 2011, um mês antes de a juíza ser morta, ele levou Benitz, Junior e Araújo até a casa da magistrada para reconhecerem o terreno e prepararem a emboscada.

(*) Com informação Veja

2 comentários:

  1. não é bem assim não
    o lents levou sim, mas para uma averiguação do Poubel
    Pois a magistrada se envolveu em uma briga com o Poubel, e disseram para o Lentz q eles estavam investigando o caso

    ResponderExcluir
  2. Agora todos procuram uma justificativa (infundada) para a morte: covarde, cruel e hedionda de um ser humano.

    Cláudio Luis Silva de Oliveira – 30 anos, ainda é pouco!!!
    Daniel Benitez e Sérgio Junior - 30 anos, ainda é pouco!!!
    Jovanis Falcão – 29 anos !!!
    Jeferson de Araújo – 29 anos !!!

    Cinco denunciados - Charles Tavares, Junior Medeiros, Alex Ribeiro, Carlos Adílio e Sammy Quintanilha - 29 anos !!! Para cada ....

    Para o ultimo santo da quadrilha - Handerson Lents – 28 anos !!!

    Se não estivessem no erro, não estariam sendo investigados, pela magistrada, que não estava fazendo nada mas, que seu papel funcional.
    Não vejo a menor possibilidade de absolvição, para nenhum deles. Cadeia para todos

    ResponderExcluir

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.