quarta-feira, 13 de julho de 2011

Para Curtir o Inverno Com Sabor

SOPA DE SAGU COM CALDO DE MANDIOCA

Ingredientes:
- 800 g de mandioca
- 1 litro de água
- 250 g de carne de frango cortados em cubos (peito, coxa ou sobrecoxa)
- 1 fatia de gengibre ralada
- 1 dente de alho inteiro
- 1 raminho de alfavaca
- 2 colheres (sopa) de coentro picado
- 1/2 xícara de bolinhas de sagu de mandioca
- 1 xícara de leite de coco
- 1 colher (sopa) de suco de limão
- 1 colher (sopa) de cebolinha picada
- 1 cubo de caldo de galinha Knorr ou de sua preferência
- 1 colher (sopa) de pimentas ardidas e doces picadas ou, se preferir, meio pimentão verde e meio pimentão vermelho, também picados
- Sal a gosto

Modo de Preparo:
Corte a mandioca em cubos e bata no liquidificador com a água até ficar uma mistura cremosa. Faça isto em duas vezes para não sobrecarregar o aparelho ou utilize processador, que é mais rápido e prático.
Coe em pano, apertando bem. Recolha o suco numa jarra e reserve a massa. O líquido obtido corresponderá a cerca de 1 litro de líquido. Espere 1 hora para que o amido assentar no fundo do recipiente.
Despeje o suco com cuidado (para não misturar de novo com o amido) numa panela. Reserve a goma sedimentada para fazer “tapioquinhas” ou dispense este resíduo.
Ao suco de mandioca na panela, junte os cubos de carne de frango, o cubo de galinha ou o de sua preferência, as pimentas ou pimentões, o gengibre, o alho inteiro, a alfavaca e metade do coentro picado. Leve ao fogo alto até ferver. Experimente e, se necessário, adicione sal. Abaixe o fogo e junte as bolinhas de sagu.
Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, por cerca de meia hora ou até o sagu ficar transparente. Se for preciso, junte mais uma ou duas xícaras de água quente.
Despeje o leite de coco e mexa até voltar a ferver.
Desligue o fogo, acrescente o suco de limão, o restante do coentro e a cebolinha.
Sirva quente com torradas.
Bom Apetite!!!

(*) Com informação Na Biroskinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.