sábado, 9 de julho de 2011

Serviço protege crianças e adolescentes poços-caldenses em risco familiar

Famílias estão sendo selecionadas e cadastradas para acolher, temporariamente crianças e adolescentes em ambiente familiar
Poços de Caldas, MG – A população de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, pode desempenhar papel fundamental na manutenção dos direitos e deveres de dezenas de crianças e adolescentes em situação de risco no ambiente familiar. Há cinco anos, o município conta com o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora – Política Pública de Proteção Especial de Alta Complexidade, atualmente executada pela Associação dos Amigos Clínica da Alegria, que cadastra, seleciona e realiza oficinas de formação para famílias que tenham perfil para acolher, por tempo determinado, crianças e adolescestes, garantindo-lhes convivência familiar e comunitária. Porém, o grande problema é a quantidade reduzida de famílias interessadas no Acolhimento Familiar.
O Serviço é uma alternativa de proteção que não a Institucionalização. Quando os pais de origem não têm condições de cuidar, em virtude de abandono, negligência e formas múltiplas de violência, as crianças são afastadas temporariamente por determinação judicial. Ao invés de
serem levadas a instituições especializadas, elas são encaminhadas para a casa de famílias pré-selecionadas, o que assegura a continuidade da criação e da educação, permanecendo no seio familiar e ambiente sadio.
O acolhimento, é provisório e priva pelo retorno da criança e/ou adolescente à família biológica. Desde o primeiro momento, a família sabe que o acolhimento é provisório e temporário, pois o objetivo é a reintegração à família de origem. Temos o cuidado de preservar e fortalecer o vínculo entre o acolhido e seus familiares de origem, realizando semanalmente encontros entre eles. Mas, após o período de acolhimento, buscamos preservar a ligação entre a família Acolhedora e o acolhido, o que continuará auxiliando no desenvolvimento e socialização.
Mesmo não sendo novidade em Poços de Caldas, o Serviço ainda é pouco conhecido e traz algumas dúvidas. Muitas
pessoas confundem o Família Acolhedora como sendo uma via para adoção, porém esta não é a realidade do Serviço, visto que um dos determinantes para ser Família Acolhedora é não estar inscrito no cadastro de adoção Municipal. O Serviço representa um núcleo de acolhida provisória, sendo que as famílias são selecionadas e preparadas previamente. Elas se disponibilizam para promover os cuidados integrais da criança e ou adolescente, dando-lhes proteção. A família acolhedora tem um papel fundamental neste Serviço, pois representa a participação direta, efetiva e cidadã da sociedade civil.
Atualmente, há mais crianças e adolescentes disponíveis do que famílias cadastradas para o Acolhimento Familiar. Para que este contexto modifique e estas crianças e adolescentes recebam oportunidades, estamos em busca de famílias da
comunidade que desejam e possam oferecer amor, cuidado, proteção e convivência familiar e comunitária. Os interessados devem: residir em Poços de Caldas; ter disponibilidade para participar do processo de habilitação; além de ter afeto, solidariedade, compromisso, disponibilidade e concordância da família com a proposta de acolhimento.
Mais informações sobre o Serviço na Rua Padre Henry Mothon, 296 (ao lado do Museu da Urca) ou pelos telefones (35) 3722–1713 / 3714-8509.

Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora
Rua Padre Henry Mothon, 296 – Centro
Poços de Caldas - MG CEP: 37701 – 009
Tel: (35) 3722-1713 / (35) 3714-8509



E-mail: familiaacolhedorapc@yahoo.com.br

"SEJA VOCÊ TAMBÉM UMA FAMÍLIA ACOLHEDORA"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.