sexta-feira, 29 de julho de 2011

Três molhos para acompanhar o seu ‘Spaghetti’

Pesto, alla carbonara o putanesca? Scegli una salsa che si adattano meglio e andare avanti. Buon appetito. Non dimenticare che il vino è sempre um buon accompagnamento. (Pesto, carbonara ou putanesca? Escolha o molho que mais lhe agrade e vá em frente. Bom apetite. Não se esqueça de que vinho é sempre um bom acompanhamento.)
Macarrão
250 gramas de Espaguete de qualidade
2 litros de água
1 colher de sopa de azeite ou óleo
Sal a gosto
Modo de preparo
Coloque a água para ferver, com azeite e sal. Quando estiver fervendo, adicione o macarrão, mexa por cerca de dois minutos, e deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem.
Quando estiver “al dente”, escorra e adicione o molho.

MOLHOS

Pesto
O termo se refere à culinária e trata-se de um molho italiano, originário de Gênova, na Ligúria, Norte da Itália,
geralmente para massas alimentícias. Composto por uma mistura, triturada ou amassada, de folhas de manjericão, pinhões, alho, queijo e azeite, também é possível encontrar variações de sua formação original. Após adicionar o molho à massa cozida, adiciona-se uma porção de queijo parmesão ou pecorino.

Ingredientes
50g de queijo parmesão
3 ramos de manjericão fresco
1 ramo de Salsinha
Azeite extra virgem
Sal
Alho
6 nozes ou pinoli ou Castanha do Pará
água fervente
Modo de preparo:
Picar o alho, o manjericão e a salsa. Adiciona-los juntamente com as nozes em um pilão e socá-los até obter uma massa uniforme.
Adicionar, a essa mistura, o queijo e meia xícara de azeite. Mexer. Adicionar água fervente aos poucos (no máximo quatro colheres de sopa). O molho deve ficar de consistente para líquido.
Essa receita foi adaptada de diversas receitas encontradas na Internet.

Carbonara
Receita tradicional italiana de molho para massa, o seu nome é derivado da palavra italiana carbone que, em
português, significa carvão. Acredita-se que tenha sido uma receita apreciada pelos preparadores de carvão vegetal dos montes apeninos, na região italiana da Úmbria. Outras teorias apontam, por outro lado, que o nome se deve apenas à cor escura da pimenta preta recém-moída, que é usada na preparação de algumas receitas.
A receita original de Roma é preparada com ovos, queijo parmesão, queijo pecorino romano, toucinho, pimenta preta e banha, azeite ou manteiga.

Ingredientes
50g de bacon (receita original utiliza toucinho das bochechas suína)
4 gemas
Manteiga
Sal
Pimenta do reino
Queijo ralado (parmesão)
Modo de preparo:
Corte o bacon em pequenos cubos e leve-os a uma frigideira para dourar no azeite.
Bata as gemas com a manteiga e o queijo ralado. Salpicar a pimenta do reino e o sal a gosto. Adicione à frigideira e mexa rapidamente (não mais que um minuto). Adicione à massa e “bon appetit”.

Putanesca
Em italiano, pasta alla puttanesca, e não pasmem com o significado do nome, pois, na tradução para o português, “sugo alla puttanesca” significa, em sua adequação
linguística, "à moda das prostitutas", um prato elaborado com massa e o molho que traz tal denominação. A origem deste prato, entretanto, é incerta, estando sujeita a debate entre os peritos em culinária, mas sem dados conclusivos. Como a história de sua origem envolve fatos desagradáveis e que, na prática, são irrelevantes no momento, vamos logo à receita.

Ingredientes
1/2 xícara de alcaparras
50 g de azeitonas pretas picadas
1 ramo de salsinha
1 dente de alho amassado
1/2 xícara de azeite
1 lata pequena de filé de anchovas
1 lata de tomate desnudo (sem pele)
Sal
pimenta do reino
Modo de preparo:
Pique as alcaparras, a salsa e as azeitonas e esmague as anchovas com um garfo.
Refogue, em uma panela com o azeite, o alho amassado e adicione as anchovas, as alcaparras e as azeitonas. Mexa.
Essa mistura irá se transformar em algo pastoso. Adicione os tomates. Adicione o sal e a pimenta do reino a gosto. Com o cozimento, 10 minutos aproximadamente, o tomate desmanchará e você terá um molho de tomate.
Misture à massa e salpique com a salsa picada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.