Nova tecnologia armazena energia para abastecer 1,8 mil carros por ano. Eletricidade é gerada por 488 células solares no prédio da montadora.Yokohama, Japão – A japonesa Nissan Motor já faz testes com um novo sistema de recarga de veículos elétricos que utiliza energia solar. O engenheiro chefe da companhia, Hidetoshi Kadota [foto], mostrou hoje, 11, como funciona o posto. Segundo ele, a eletricidade é gerada por 488 células solares instaladas no telhado do prédio da sede da Nissan, em Yokohama. A energia é armazenada em quatro baterias de íon-lítio, a mesma que equipa o modelo Leaf.
De acordo com a Nissan, a eletricidade armazenada é suficiente para recarregar 1,8 mil unidades do modelo elétrico Leaf por ano.
Investimento
O desenvolvimento da tecnologia por parte da montadora japonesa é importante porque, embora o interesse seja crescente em energias renováveis, como energia solar e eólica, é um grande desafio o armazenamento de eletricidade, que continua a ser caro, sem avanço na tecnologia das baterias.
Outras montadoras japonesas, como Toyota Motor Corp e a Honda Motor, estão trabalhando em projetos semelhantes, como a vinculação híbridos com energia solar, atrelados a chamadas "redes inteligentes" de energia elétrica.
Preservação
O sistema criado pela Nissan também possibilita um novo uso para as baterias de íon-lítio, quando o carro elétrico vira "sucata". Mesmo após anos de uso, as baterias continuam com 80% de sua capacidade.
(*) Com informações G1 e AP
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.