quarta-feira, 20 de julho de 2011

Hackers atacam redes sociais do presidente Santos e ex-presidente Uribe

Em abril, ciberativistas iniciaram ataques às páginas do Ministério do Interior e da Justiça da Colômbia
Bogotá, Colômbia – Hackers atacaram hoje, 20, as contas nas redes sociais do presidente colombiano, Juan Manuel Santos [foto], e do ex-presidente Álvaro Uribe, e postaram um link de um vídeo questionando o Dia da Independência, comemorado nesta quarta-feira no país andino.
O grupo Anonymous atacou a conta do Twitter do ex-presidente Uribe e invadiu a conta do Facebook de Santos, que por sua vez postou no Twitter “lamento a interferência na conta de Facebook que se encontra no meu nome e as mensagens que ali foram publicadas”.
Enquanto o ex-presidente Uribe alertou: “por favor, Twitter, ajudem-me a recuperar a conta que foi invadida por criminosos” e mais adiante acrescentou “Terroristas invadiram minha conta”.
Há poucos meses, o Anonymous atacou sites oficiais da Presidência da República da Colômbia, assim como o do Ministério do Interior e de Justiça.
Investida
A lamentação de Santos se deu em meio às comemorações dos 201 anos da independência da Colômbia. Em sua página pessoal está uma mensagem: "somos Anonymous, somos uma legião, não esquecemos, não perdoamos, aqui estamos", com o link de um vídeo do Youtube intitulado "Falsa Independência".
O videoclipe diz que, em "20 de julho, a Colômbia não deveria comemorar, deveria exigir seus direitos e sua liberdade em todos os âmbitos", em referência à comemoração de 201 anos de independência da coroa espanhola.
Em seguida, a organização internacional de ciberativistas questiona que atualmente persiste no país sul-americano a violência, o desemprego, "os recursos naturais ainda são saqueados, a possibilidade de trabalhar e ganhar bem é mínima, os bancos controlam o monopólio do dinheiro", entre outras críticas.
O mesmo videoclip foi publicado na conta do Twitter do ex-presidente Álvaro Uribe, que qualificou de "grave" o dano à sua conta nessa rede social e pediu ajuda para recuperá-la. "Que grave dano criminal na nossa conta", escreveu.
Além disso, o Anonymous invadiu as páginas da internet do Ministério da Defesa da Colômbia e do Conselho para o Bicentenário.
Em abril passado, a organização internacional de ciberativistas iniciou ataques contra a página do Ministério do Interior e da Justiça da Colômbia, em protesto contra um projeto de lei que pretende regular a internet e seus conteúdos, os direitos de autor e de propriedade intelectual.

(*) Com informação EFE e AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.