quinta-feira, 23 de junho de 2011

Exemplo de superação no Sul de Minas

Aluna deficiente visual recebe medalha de ouro nas Olimpíadas de Matemática 2011
Poços de Caldas, MG – A estudante Laura Ribeiro Franco [foto], de 14 anos, moradora da cidade de Senador José Bento [ponto vermelho no mapa - clique para ampliar], município do Sul de Minas Gerais e com
população de cerca de 1.900 habitantes, foi uma das grandes vencedoras da Olimpíada Brasileira de Matemática 2011.
No caso de Laura, a conquista e a medalha têm valor que vai além do ouro, representa o real sentido das palavras superação, esforço, interesse e dedicação. Além disso, o acontecimento serve de modelo para a sociedade brasileira, tendo em vista a deficiência visual de Laura desde os primeiros anos de vida e o compromisso de sua professora, que aprendeu o braile para poder contribuir no ensino da pré-adolescente.
Com tom meigo e demonstrando sua simplicidade e humildade, a estudante foi contundente ao declarar: “Minha professora me ajudou bastante”.
Luta
A pequena Laura cursa o 9º ano do ensino fundamental na Escola Municipal "Professora Maria Ferreira da Costa", em Senador José Bento, além de frequentar a Associação de Assistência aos Deficientes Visuais de Poços de Caldas
(AADV/PC) [imagem - clique para ampliar] – município a cerca de 80 km de sua cidade.
O que chamada atenção na conquista do título e da medalha de ouro olímpica é justamente o fato de Laura ser cega e, superando todos os obstáculos que possam ser impostos às pessoas com tais dificuldades, durante a Olimpíada ela se destacou entre os 19,6 milhões de estudantes que concorreram em todo o Brasil ao obter a nota máxima.
A cerimônia de premiação aconteceu na última terça-feira, 21, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, quando a mineirinha Laura recebeu sua medalha de ouro das mãos da maior autoridade do Brasil, a presidente Dilma Rousseff.
Juntamente com seu ouro olímpico, a estudante de Senador José Bento também ganhou uma bolsa de estudos para curso de iniciação científica e um computador portátil.
Concurso
Participaram da Olimpíada os alunos da rede pública municipal e estadual de todo o Brasil a partir da 6ª série do ensino fundamental até o ensino médio, de 10 aos 17 anos
em média.
A edição 2011 da Olimpíada Brasileira de Matemática teve número recorde de participantes: 19,6 milhões de estudantes. Deste total, 504 alunos de várias partes do país conseguiram a nota máxima e, consequentemente, a medalha de ouro.
Premiação
O Teatro Municipal do Rio de Janeiro ficou lotado, no último dia 21, com os 504 jovens estudantes vencedores da medalha de ouro e, na plateia, pais orgulhosos que não queriam perder um momento da entrega da premiação aos campeões da Olimpíada Brasileira de Matemática 2011.
Além de Laura, com seu exemplo de vida, também receberam a medalhas das mãos da presidente Dilma Rousseff os grandes vencedores, Henrique, André e Maria Clara, que chegaram ao topo ao ganhar medalhas de ouro por mais de três anos seguidos.
Todavia, para eles o desafio não para por aí. Os pentacampeões têm uma missão e um desafio ainda maior
pela frente, representar o Brasil na Olimpíada Mundial de Matemática, na Holanda, competição que terá a participação de alunos de escolas particulares de diversos países. Esta será a primeira vez que estudantes da rede pública participam da competição.
Lição
Segundo os organizadores, a edição 2011 da Olimpíada demonstrou, mais que as anteriores, que quando há bons professores, os alunos gostam de matemática. A prova disso são os estudantes das escolas do município de Cocal dos Alves, no Piauí, que, com pouco mais de cinco mil habitantes, conquistou 14 medalhas, sendo cinco de ouro.
Mais ainda, os relatos dos campeões da Olimpíada
Brasileira de Matemática
são a prova viva do que boa parte da sociedade insiste em dizer: a necessidade de se haver a junção de professor motivado – incluindo a questão salarial também –, que por sua motiva o aluno, e os apoios institucionais, envolvendo a unidade onde trabalha, a comunidade escolar, o município, o Estado e a União. Em outras palavras, um conjunto de ações e de compromisso com vistas a contribuir para sucessos como o assistido na última terça-feira.

(*) Com colaboração de Rodrigo Galhardi, vice-presidente da AADV/PC "rodrigo.galhardi@terra.com.br"

Um comentário:

  1. q moça mais linda alguem tem o contato dela?!
    moro em Alfenas Mg
    gostaria de conhece-la
    meu email
    lucasr_odonto@hotmail.com

    ResponderExcluir

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.