quinta-feira, 16 de junho de 2011

EUA prometem eliminar novo líder da Al-Qaeda

Assim como “procuramos e matamos Bin Laden, faremos (...) com Zawahiri”, garante alto militar
Washington, EUA –Os Estados Unidos vão eliminar Ayman al-Zawahiri, o novo chefe da Al-Qaeda, tal como eliminaram Osama bin Laden. A afirmação foi feita nesta quinta-feira, 16, pelo chefe da hierarquia militar de Washington, almirante Mike Mullen [foto acima], logo após o anuncio do sucessor da rede terrorista.
No decurso de uma conferência de imprensa, o general Mike Mullen, chefe de estado-maior das Forças Armadas dos EUA, considerou que a designação do número dois da Al-Qaeda para a chefia da rede terrorista "não constitui uma surpresa".
"Ele e a sua organização continuam a ameaçar-nos. Da mesma forma que procuramos e matamos Bin Laden, faremos a mesma coisa com Zawahiri" [foto], assegurou
Mike Mullen ao lado do secretário da Defesa, Robert Gates.
O responsável do Pentágono, que se prepara para abandonar o cargo, considerou por sua vez que o novo chefe da Al-Qaeda deverá confrontar-se "com um certo número de desafios" para impor a sua autoridade na organização, pelo fato de não possuir o "carisma" de Bin Laden.
Antes, um alto responsável estadunidense citado por agências internacionais já havia considerado que o novo chefe da rede terrorista está "muito longe" da envergadura do seu antecessor, sublinhando que o egípcio terá muitas dificuldades em gerir a organização "pela necessidade de tentar proteger a sua própria vida".
Por sua vez, um porta-voz da Casa Branca afirmou que esta nomeação não constituía uma surpresa e que não vai alterar o fato de a ideologia da Al-Qaeda estar "em queda".

(*) Com informação JN/PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.