sexta-feira, 24 de junho de 2011

Portal do MinC sofre ataque hacker

Invasões seriam ações do “LulzSecBrazil” com a participação do grupo “AnonBrazil”, associado ao “Anonymous”
Brasil, América do Sul – O portal do Ministério da Cultura (MinC) do Brasil também foi alvo de hackers. O ataque virtual aconteceu agora pela manhã, conforme admitido pela Assessoria de Imprensa do Ministério, explicando que a página apresentou instabilidade por um curto período e os técnicos identificaram uma sobrecarga de acesso originário de apenas um IP, ou seja, o procedimento conhecido por DDoS [sigla em inglês] para ataque distribuído de negação de serviço, lançou milhares de acessos instantâneos de um único local.
Ainda de acordo com a Assessoria do MinC, tudo indica que esta sobrecarga, incomum para o horário, tenha sido uma tentativa de retirar o portal do ar, muito embora, tão logo detectado, o ataque foi neutralizado e a página voltou ao normal.
Incursão
Desde a madrugada da última quarta-feira, 22, portais do governo brasileiro tem sido alvo de uma série de ataques deixando alguns fora do ar por algumas horas.
Ontem, 23, após novas postagens de aviso – ou de ameaça – no micro blog Twitter, feito por grupos de ativistas responsáveis pelos maiores ataques a redes de computador
registrados no mundo, anunciarem mais ataques, as páginas do Senado, da Presidência e do Ministério dos Esportes saíram do ar.
O Serpro (Serviço de Processamento de Dados), que hospeda os portais do governo federal, classificou o ataque como o maior já enfrentado pelo governo brasileiro, mas, segundo o órgão, não houve vazamento de informações.
Antes do ocorrido nesta manhã à página do MinC, o mais recente aconteceu ainda durante a madrugada e tirou do ar o portal do IBGE.
Atrelamento
Conforme publicado pela Folha Online, o grupo que assumiu a autoria dos ataques aos sites do governo brasileiro se apresenta como LulzSecBrazil e atuaria como célula do LulzSec, grupo que na semana passada atacou o site da CIA, a agência de espionagem americana.
Os ativistas do LulzSecBrazil teriam atuado junto a um grupo chamado AnonBrazil, associado ao Anonymous, a quem é atribuído um ataque que há duas semanas derrubou o site do FMI (Fundo Monetário Internacional).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.