quinta-feira, 23 de junho de 2011

Sites da Presidência e do Senado voltam a sair do ar

LulzSecBrazil ainda não reivindicou autoria dos ataques e técnicos investigam possíveis causas
Brasília, Brasil - Um dia após o grupo LulzSecBrazil deixar vários sites indisponíveis, os sites do governo brasileiro voltaram a sofrer com instabilidades nesta quinta-feira, 23. Os portais da Presidência da República, do Senado e Portal Brasil não carregavam e apresentavam mensagens de erro. A página do Ministério do Esporte também foi retirada do ar.
Ao contrário de ontem, 22, quando reivindicou a autoria dos ataques através do micro blog Twitter, desta vez, até o momento, o grupo não assumiu a tentativa de invasão de ataque para deixar os sites fora do ar.
Desta forma, os técnicos continuam a investigar os prováveis motivos que ocasionaram a indisponibilidade dos sites do governo. Todos os portais que apresentaram problemas já voltaram ao funcionamento normal,
apesar de alguns problemas de configuração.
Apesar de não confirmar a concretização das ameaças, o LulzSecBrazil já chegou a postar possível ataque a portais de emissora de TV brasileira [foto - clique para ampliar].
Duplicata
Também ao contrário de ontem, quando o Serpro (Serviço de Processamento de Dados) garantiu que todas as informações estavam seguras e que o LulzSecBrazil não teria conseguido qualquer tipo de acesso, apenas tirar do ar alguns portais do governo brasileiro, hoje, mais cedo, o grupo de hackers afirmou ter copiado dados protegidos no site do Ministério do Esporte, mostrando supostas diferenças entre contribuições e recebimentos de dinheiro do governo federal em Estados que sediarão jogos da Copa do Mundo.
Nos dados, os montantes recebidos por Estados do Nordeste são muito maiores do que os contribuídos. Já no Sul e Sudeste, de acordo com as informações dos hackers, os valores enviados para a União foram superiores aos repassados pelo governo federal aos Estados.
Instabilidade
O LulzSecBrazil também divulgou dados pessoais da presidente Dilma Rousseff e do prefeito de São Paulo,
Gilberto Kassab [foto], como número de CPF, telefones e e-mails pessoais.
Ontem, o grupo reivindicou a autoria de um ataque ao site da Petrobras, depois de ter tentando invadir sem sucesso, durante a madrugada, os sites da Presidência da República, da Receita Federal e do Portal Brasil.
De acordo com a BBC, o LulzSecBrazil é o braço brasileiro do grupo coletivo internacional Lulz Security, que vem ganhando notoriedade por ataques recentes aos servidores da CIA (agência de inteligência americana), do FBI (polícia federal americana), do serviço público de saúde britânico, o NHS, da empresa Sony e das TV americanas Fox e PBS.

(*) Com informação BBC e AE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.