segunda-feira, 20 de junho de 2011

Carro-bomba fere oito na Colômbia

Depois das Farc, com 8.000 guerrilheiros, o ELN é a segunda principal guerrilha colombiana, com 2.500 integrantes


Bogotá, Colômbia — A explosão de um carro-bomba no final do último sábado,18, na cidade colombiana de Popayán, deixou oito feridos, entre eles dois policiais. De acordo com informações das autoridades locais, a autoria do
atentado é atribuída à guerrilha comunista do Exército de Libertação Nacional (ELN) [foto - clique para ampliar].
O general Orlando Pineda, comandante da polícia desta região do país, disse que segundo a informação de que dispõe as autoridades, o carro-bomba seria detonado pelo ELN no Centro da cidade.
Ele explicou que os policiais pararam um veículo suspeito na entrada de Popayán e o motorista, que ficou detido, confessou que transportava explosivos, mas quando se preparava um dispositivo para desativá-los, a carga explodiu aparentemente acionada à distância por outra pessoa.
"Trata-se de uma estrutura do ELN que atua na região de Tambo (vizinha a Popayán), que pretendia levá-lo ao Centro da cidade para fazê-lo explodir e causar um dano maior", disse Pineda a jornalistas, após um conselho de segurança extraordinário convocado para avaliar a situação.
Ele atribuiu o atentado a uma reação da guerrilha pelas ações realizadas pela polícia e pelo exército na região contra o narcotráfico e a mineração ilegal, segundo as autoridades duas das principais fontes de financiamento das guerrilhas comunistas na Colômbia.
Depois da guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc, comunista) [foto - clique para ampliar], com oito mil combatentes, o ELN é a segunda em importância, com dois mil e quinhentos integrantes, segundo estimativas do Ministério da Defesa.

(*) Com informação AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.