quarta-feira, 14 de março de 2012

Acidente de ônibus mata 28 pessoas na Suíça

Maioria das vítimas fatais eram crianças
Sierre, Suíça/Heverlee, Bélgica – Um ônibus que transportava um grupo de estudantes belgas, e voltava de uma viagem de esqui, bateu na parede de um túnel na Suíça na noite de ontem, 13, por volta das 21h15 no horário local (17h15 no horário de Brasília) matando 28 pessoas, incluindo 22 crianças.
Pais desesperados, muitos dos quais ainda sem saber se seus filhos estavam entre os 22 alunos mortos, reuniram-se na escola belga para serem levados para a Suíça em um avião militar.
“Alguns pais sabem que seus filhos sobreviveram, mas para outros não há notícias”, disse o porta-voz da polícia belga, Marc Vranckx.
O ônibus, que viajava com 52 pessoas, principalmente crianças com idade em torno de 12 anos das cidades de Lommel e Heverlee, na região de Flandres, acidentou-se no cantão suíço de Valais, de acordo com informações dadas pela polícia durante entrevista coletiva nesta quarta-feira, 14.
Uma fotografia da polícia mostrou que o veículo bateu contra a lateral de um túnel, que a dianteira foi bem danificada, os vidros quebraram, estilhaços foram espalhados na estrada e que equipes de resgate subiam pelas janelas laterais.
As crianças da escola St Lambertus, em Heverlee, um subúrbio de Leuven, foram informadas sobre o acidente em uma reunião antes das aulas. Flores foram colocadas no lado de fora da escola católica da qual oito crianças ainda estavam desaparecidas.
“Os oito casais de pais, eles só podem sentar e esperar, eles simplesmente não sabem. Eu estou com dor, não tenho lágrimas dentro”, disse à Reuters Dirk De Gendt, um padre local, que está na Diretoria da escola.
“Nós não temos palavras, só tristeza profunda. Eles deveriam estar de volta agora.”
O ônibus voltava para a Bélgica de um acampamento de férias de esqui em Val d'Anniviers, um resort nos Alpes Valais, na fronteira com a França.
Segundo a polícia, o ônibus tinha acabado de entrar na estrada para a cidade suíça de Sierre depois de descer o vale. Após viajar cerca de 2 quilômetros na estrada, o ônibus colidiu no meio-fio e derrapou na área de emergência do túnel.
O primeiro terço do ônibus estava completamente destruído. Muitas crianças ficaram presas nas ferragens do veículo e tiveram de ser libertadas, disse a polícia.
Cerca de 200 policiais, bombeiros e médicos trabalharam durante a noite, enquanto 12 ambulâncias e oito helicópteros levaram os feridos para o hospital.
“É um dia triste para todos Bélgica”, disse o primeiro-ministro belga, Elio Di Rupo, em comunicado, ao expressar seu “grande horror”. Ele afirmou que viajaria para a Suíça nesta quarta-feira.
Vinte e quatro outras crianças a bordo do ônibus ficaram feridas e estavam sendo tratadas no hospital, informou a polícia. A causa do acidente ainda não é conhecida, disse a polícia.
Dez crianças holandesas estavam no ônibus, nove delas que moram na Bélgica e uma na Holanda, disse um porta-voz da chancelaria da Holanda, sem comentar sobre o estado de saúde delas. O embaixador holandês estava no local.
O acidente foi o pior na Suíça desde 1982, quando 39 turistas alemães foram mortos em uma travessia ferroviária ao serem atingidos por um ônibus. Doze pessoas morreram e 15 ficaram feridas quando um ônibus caiu em um barranco na região de Valais em 2005.

(*) Com informação Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.