domingo, 4 de março de 2012

Quais as novidades do Mobile World Congress 2012?

O Mobile World Congress é o maior evento para a apresentação dos aparelhos móveis para o resto do ano. O evento terminou na última quinta-feira, dia 1º, e, sem sombra de dúvidas, trouxe grandes novidades para 2012. A grande novidade é o início da era “quad-core” no ramo móvel, nomeadamente nos smartphones. Várias empresas anunciaram a disponibilidade de smartphones com esses processadores que, em breve, serão lançados.
No entanto, o dispositivo mais falado e que ganhou o prêmio de melhor novidade do
Mobile World Congress 2012 não foi um “quad-core”, mas sim da Nokia. O Nokia 808 Pureview [foto] foi o mais falado devido a ter uma câmara de 41 megapixeis, o que é um recorde para os smartphones.
Outro dispositivo que foi bastante falado e que mereceu a atenção, devido a ser o primeiro desta forma, é o Asus Padfone, um smartphone que dispõe de “acessórios” e o transformam em um “tablete” e em um “netbook”.
Mas a LG foi uma das fabricantes com mais novidades, apresentando um smartphone “quad-core”, o LG Optimus 4X, e a lançar um concorrente ao Samsung Galaxy Note, que tem demonstrado grande sucesso, atingindo a marca de 2 milhões de unidades vendidas em 4 meses de comercialização. O LG Optimus Vu é um smartphone de 5 polegadas, mas com formato 4:3. Além disso, lançou um upgrade à versão 3D, o LG Optimus 3D Max.
A LG também anunciou um novo design para os seus smartphones, designado de Linha L, que tem um design bastante parecido com o LG Prada 3.0.
Mas a Samsung também esteve ativa, apesar de guardar o lançamento do Samsung
Galaxy S III
para um evento próprio, programado para aconteceu no próximo dia 15. De todo modo, a empresa apresentou o Samsung Galaxy Tab 2 7.0 e Galaxy Tab 2 10.1, diga-se de passagem, sem grandes novidades, que ficou restrita ao Samsung Galaxy Note 10.1, trazendo a tecnologia “S-Pen”, criada no smartphone Galaxy Note, para os tablets.
Apesar de os smartphones terem sido o maior destaque, devido à estreia do processador “quad-core”, os tablets também tiveram destaque. A Asus apresentou dois novos tablets, o Asus TransformerPad Infinity 700 e o TransformerPad 300, versões parecidas ao Transformer Prime, mudando em uma ou em outra configuração e design.
A Huawei também se mostrou com bons aparelhos, com o smarpthone Ascend D Quad e o tablet MediaPad 10, ambos com processadores “quad-core” e a Toshiba mostrou o AT270, tablet de 7,7 polegadas com processador “quad-core”.
A Fujitsu e a ZTE foram outras fabricantes que quiseram mostrar o seu smartphone com processador “quad-core”. A Fujitsu mostrou um protótipo, ainda sem nome, enquanto a ZTE mostrou o ZTE Era.
A HTC foi outra fabricante que não ficou de fora deste evento e também mostrou uma nova
linha de smarpthones, a linha One, onde está incluído o primeiro smarpthone “quad-core”, o HTC One [foto].
A Sony apresentou o Sony Xperia U e o Sony Xperia P, mais dois smarpthones da família Xperia S.
Apesar de, como seria de esperar, o Android ser o sistema operacional preferido das fabricantes, a Mozilla apresentou o seu protótipo de um smartphone com “Boot to Gecko”, um novo sistema criado pela Mozilla.
Enfim, destaca-se que a Apple e a Samsung, empresas que mais vendem smarpthones, têm eventos próprios para apresentar os seus smartphones, de resto, o Mobile World Congress é, e deverá continuar sendo, o principal evento anual na área da tecnologia móvel.

(*) Com informação tecnologia.com.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.