terça-feira, 13 de março de 2012

Naufrágio deixa 32 mortos em Bangladesh

Balsa, que transportava mais de 200 passageiros, colidiu com outra embarcação e afundou

Pelo menos 32 passageiros morreram e dezenas continuam desaparecidos após o naufrágio de uma balsa que colidiu hoje, 13, às 2h30 do horário local – cerca de 17h30 de ontem, 12, no horário de Brasília –,com uma embarcação de petróleo, em Bangladesh.
A embarcação transportava mais de 200 passageiros, podendo chegar a cerca de 250, mas apenas 35 sobreviventes foram encontrados até o momento. A balsa Shariatpur foi atingida por outro navio no rio Meghna, ao Sudeste da capital de Bangladesh, Daca.
“Os mergulhadores retiraram do interior da balsa os corpos de 32 pessoas, entre eles os de cinco mulheres e duas crianças”, declarou à AFP, por telefone, o chefe da polícia local,
Tariqul Islam.
Os 35 passageiros salvos foram socorridos por outra balsa. De acordo com Mahbubul Alam, diretor da IWTA (Autoridade Governamental de Transporte Fluvial), a balsa, construída em 1991, afundou imediatamente depois da colisão.
“Nós falamos com um sobrevivente. Ele nos contou que a balsa afundou poucos minutos depois de se chocar, sem dar tempo dos passageiros fugirem”, explicou, informando que uma investigação já foi ordenada.
As operações de resgate ficaram mais lentas durante o dia devido às tentativas de rebocar a balsa. “Isto vai levar horas, porque a balsa está em uma profundidade grande e carregada de mercadorias”, reconheceu o coordenador das operações, o comandante Gulzar Hossain.
“A barca está virada e muitas vítimas podem estar em seu interior”, disse. Uma sobrevivente, Rina Begum, contou que “no momento em que a balsa começou a afundar com um barulho enorme, nós acordamos. Todo mundo gritava”.
“Eu pulei pela janela, mas o meu marido não conseguiu. Eu fui salva por um barco uma hora e meia depois. Eu tenho 15 parentes que ainda estão desaparecidos, nós estávamos
indo para um casamento”, disse. Outros sobreviventes relataram que a balsa estava lotada e que transportava dezenas de sacos de pimenta.
Os acidentes com barcos causados pelo desrespeito às normas de segurança e sobrecargas são frequentes em Bangladesh, um país cortado por 230 rios. Milhões de pessoas dependem do rio ou do mar de navegação no país, um dos mais pobres do mundo.
Em abril de 2011, 32 pessoas, a maioria mulheres e crianças, morreram no naufrágio de uma balsa em um rio no Leste do país. O navio bateu em um cargueiro que afundara alguns dias antes. Segundo autoridades fluviais, mais de 95% da frota de pequenos barcos e de tamanho médio não cumprem com as normas mínimas de segurança.

(*) Com informação AFP e Band.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.