quinta-feira, 29 de março de 2012

Brasil prepara lançamento de satélite para levar banda larga a todo o país

Nova Deli, Índia – O governo brasileiro prepara o lançamento de um satélite de comunicações para levar o serviço de banda larga a todo o país. A informação foi confirmada ontem, 28, em Nova Deli, Índia, pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp.
“Vamos fazer um concurso internacional que abre a possibilidade a uma cooperação tecnológica importante”, disse, à agência France Press, o ministro que está na Índia com a presidente Dilma Rousseff para o quarto encontro do grupo das economias emergentes, conhecida como BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
A construção e o lançamento do satélite, de responsabilidade da Telebras e da Embraer, têm um custo avaliado em 750 milhões de reais (309 milhões de euros).
Brasil, Índia e África do Sul também vão discutir o lançamento de outro satélite para a observação do clima no Atlântico Sul. O equipamento permitirá fazer medições para “entender as anomalias com o campo magnético terrestre que deixam passar as radiações ultravioletas”.
O ministro também afirmou que o Brasil prevê o lançamento conjunto com a China de dois satélites, um este ano e um em 2014.
Durante a visita à Índia, Raupp vai ainda assinar com as autoridades indianas um acordo para o programa “Ciências Sem Fronteiras”, que permitirá a formação no exterior de estudantes e especialistas brasileiros nas áreas das ciências naturais e engenharia.

(*) Com informação jn.pt e FP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.