quinta-feira, 29 de março de 2012

Astrônomos descobrem planetas habitáveis

Pode existir água líquida na superfície de planetas bastante parecidos com a Terra na Via Láctea
Astrônomos do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) divulgaram nesta quarta-feira, 28, que pode haver bilhões de planetas não muito maiores que a Terra circulando estrelas próximas de sua supernova na Via Láctea. Esses planetas poderiam ser habitáveis.
Equipamentos com a tecnologia Harps (High Accuracy Radial Velocity Planet Searcher) do Observatório de Silla, no Chile, identificaram a existência dos planetas.
“As nossas novas observações obtidas com o HARPS indicam que cerca de 40% de todas as estrelas anãs vermelhas possuem uma super-Terra que orbita na zona habitável, isto é, onde água líquida pode existir na superfície do planeta”, diz Xavier Bonfils da IPAG, Observatoire des Sciences de l´Univers de Grenoble, França, e o líder da equipe. “Como as anãs vermelhas são muito comuns – existem cerca de 160 bilhões de estrelas deste tipo na Via Láctea – chegamos ao resultado surpreendente de que existirão dezenas de bilhões destes planetas só na nossa galáxia.”

(*) Com informação Band.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.