quinta-feira, 1 de março de 2012

Dentada do ‘Tyrannosaurus Rex’ era a mais forte

Com mais de 50 mil newtons de pressão num só dente, a dentada do “Tyrannosaurus rex” faz jus à sua reputação de terrível predador, fazendo da sua mordida a mais poderosa do mundo animal.
A força da dentada deste dinossauro sempre dividiu os cientistas, com alguns defendendo que era tão frágil que o animal se limitava a comer os restos de presas mortas. Um dos argumentos era que o maxilar do Tiranossauro, animal que media 12 metros de
comprimento e pesava seis toneladas, era muito baixo para poder caçar efetivamente as suas presas.
Mas uma equipe de cientistas da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, acabou com o mistério, tendo recorrido a simulações de computador, com base na construção de diferentes modelos possíveis de tecidos musculares. As conclusões do estudo foram publicadas na revista da Royal Society, “Biology Letters” .
Segundo as conclusões, até nos modelos de estudo em que os músculos eram mais frágeis, a potência da dentada do Tiranossauro era duas vezes maior do que o que se pensava até agora. A pressão de cada dente vai de 35 mil a 57 mil newtons (equivalente à força de um elefante a sentar-se no chão).

(*) Com informação DN.pt e Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.