quarta-feira, 14 de março de 2012

Terremoto de magnitude 6,1 atinge o Leste do Japão

Tóquio, Japão – Novo terremoto, agora de magnitude preliminar de 6,1 na escala Richter, atingiu hoje, 14, às 18h09 no horário local (6h09 no horário de Brasília), o Leste de Tóquio, capital japonesa, mas, conforme informado pela Agência Meteorológica do Japão e a imprensa local, nenhum alerta de tsunami foi disparado e não há relatos iniciais de danos ou problemas em áreas de usinas nucleares.
O epicentro foi localizado no Oceano Pacífico, perto da costa oriental da prefeitura de Chiba (Leste de Tóquio), a 10 km de profundidade.
O tremor foi sentido, principalmente, no Leste de Honshy e nas regiões de Chiba e de Ibaraki (Nordeste de Tóquio). O tremor também abalou os prédios de Tóquio.
A empresa de eletricidade que gerencia a central de Fukushima Daiichi, situada um pouco mais ao Norte, ao longo do litoral Pacífico, afirmou que não houve nenhum problema nas instalações, onde os reatores estão parados.
De acordo com notícias veiculadas pela NHK, televisão pública japonesa, alguns trens de alta velocidade Shinkansen e outros regionais tiveram de parar devido ao tremor.
Propagação
O terremoto ocorreu horas depois de um forte tremor, de magnitude 6,8, também registrado no Oceano Pacífico, abalar o Norte/Nordeste do país e provocar pequenas ondas.
A agência meteorológica japonesa informou que o epicentro desse primeiro tremor foi localizado a 210 quilômetros das costas de Hokaido (Norte) e a uma profundidade de apenas 10 km.
Em consequência, um pequeno tsunami alcançou as costas do Nordeste do Japão. As primeiras ondas, de 10 centímetros, atingiram a vila de Erimo, às 18h52 (horário local), na província de Hokkaido. Outras cidades também registraram a chegada do tsunami. Em Hachinohe, província de Aomori, as ondas chegaram a 20 centímetros.
As autoridades lembraram que, apesar de as ondas serem brandas, outras maiores poderiam vir na sequência, como aconteceu no tsunami de 11 de março do ano passado. Alarmes nas cidades litorâneas das províncias de Iwate, Aomori e Hokkaido foram acionados.
A agência havia alertado para o risco de um maremoto (tsunami) com altura máxima de 50 centímetros nas costas de Aomori (Nordeste) e Hokaido.
Tragédia
No dia 11 de março de 2011, um terremoto de 9 graus de magnitude na escala Richter, o mais forte da história do Japão, provocou um enorme tsunami na costa Nordeste japonês, causando a ruptura da alimentação elétrica da central de Fukushima Daiichi e originando a pior crise nuclear mundial em 25 anos. Segundo dados das autoridades japonesas, cerca de 15 mil pessoas morreram e outras 3 mil continuam desaparecidas. No último domingo, 11, diversas cerimônias em todo o país lembraram as vítimas da tragédia que mais matou pessoas desde a 2ª Guerra Mundial.

(*) Com informação Reuters, AFP, JB, AB e Correio24Horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.