segunda-feira, 13 de junho de 2011

Cinzas de vulcão chileno suspendem voos

Nuvem de cinzas vulcânicas também atrapalha funcionamento de aeroportos na América do Sul e no continente australiano
Nuvem de cinzas do vulcão Puyehue no Sul do Chile, 870 km ao Sul de Santiago, imagem captada no dia 5 de junho de 2011 (Foto: AFP PHOTO/CLAUDIO SANTANA)

Buenos Aires, Argentina – A chegada de uma nova nuvem de cinzas do vulcão chileno Puyehue na noite de ontem 12, forçou a suspensão das operações dos aeroportos da capital argentina, Buenos Aires, até pelo menos o meio-dia de hoje, 13. Ainda ontem, 38 partidas e chegadas foram canceladas no aeroporto internacional de Ezeiza e no Aeroparque Jorge Newbery.
Por causa da nuvem de cinzas, as companhias brasileiras TAM e GOL cancelaram seus voos do Brasil para a Argentina e o Uruguai desde a noite de ontem até, pelo menos, à 14h desta segunda-feira. Além das duas empresas brasileiras, a chilena LAN e a argentina Aerolíneas também cancelaram seus voos.
A GOL informou que suspendeu os voos para as cidades de Buenos Aires e Rosário, na Argentina, e Montevidéu, no Uruguai, desde a noite de domingo. A TAM anunciou a suspensão de suas operações nos aeroportos de Buenos Aires e Montevidéu.
A nuvem também voltou a prejudicar o funcionamento do Aeroporto de Carrasco, em Montevidéu, Uruguai. A chegada das cinzas forçou o cancelamento de alguns voos na noite de ontem e nesta madrugada.
A nuvem não vem causando somente problemas na América do Sul. Em oito dias, as cinzas percorreram quase 10 mil quilômetros e atravessaram o Oceano Pacífico para chegar à Nova Zelândia e ao Sul da Austrália.
A companhia aérea Qantas cancelou, hoje, 13, todos os pousos e decolagens da ilha australiana da Tasmânia e da Nova Zelândia. No aeroporto da cidade australiana de Melbourne, todos os voos foram suspensos pelo menos até o meio-dia desta segunda-feira.

Veja, abaixo, algumas imagens incríveis desta erupção:

Foto: REUTERS/Ivan Alvarado – Nuvem de cinzas de 10 km de altura do vulcão Puyehue. Chile, 5 de junho de 2011.

Foto: REUTERS/Ivan Alvarado – Raios durante a erupção do vulcão Puyehue. Chile, 5 de junho de 2011.

Foto: EFE/Daniel Basualto – Raios durante a erupção do vulcão Puyehue. A nuvem de fumaça atingiu cerca de 10 Km de altura. Chile, 5 de junho de 2011.

Foto: EFE/Ian Salas – Nuvem de cinzas do vulcão Puyehue no sul do Chile, 870 km ao sul de Santiago, 5 de junho de 2011.

Foto: EFE/Ian Salas – Helicóptero sobrevoa próximo à nuvem de cinzas do vulcão Puyehue. Chile, 5 de junho de 2011.

Foto: AP Photo/Martin Iniguez – Soldado ajuda uma garota durante evacuação preventiva nas imediações do vulcão Puyehue. Chile, 4 de junho de 2011.

Foto: AP Photo/Alfredo Leiva – Carro completamente coberto pelas cinzas do vulcão Puyehue, em Bariloche, Sul da Argentina, 5 de junho de 2011.

Foto: REUTERS/Chiwi Giambirtone – Mulher caminha por rua coberta pelas cinzas do vulcão chileno Puyehue. Argentina, 5 de junho de 2011.

(*) Com informações AP, Reuters, EFE, IG e Cias. Aéreas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.