segunda-feira, 13 de junho de 2011

Erdogan é reeleito para terceiro mandato

Partido do primeiro-ministro reeleito obteve 50% dos votos válidos e entre os desafios da Turquia está o de conseguir entrar na UE
Istambul, Turquia – O atual primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, vai permanecer no poder por um terceiro mandado. Seu partido, o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AK), venceu as eleições realizadas ontem, 12, com 50% dos votos em 99% das urnas apuradas. O partido obteve 326 cadeiras no parlamento turco.
A Turquia negocia a sua entrada na União Europeia (UE) e é integrante da aliança militar Organização do Atlântico Norte (Otan). Mais de 50 milhões de turcos, cerca de dois terços da população de 73 milhões, estavam aptos para votar.
Segundo a BBC, o resultado dá uma confortável maioria para o AK, mas frustra as esperanças do partido de obter maioria de dois terços (faltaram 41 assentos), o que autorizaria o premiê a fazer mudanças unilaterais na Constituição. Com o resultado, ele só poderá fazer mudanças por meio de um referendo a população.
Em seu discurso de vitória, Erdogan disse que o partido vai "discutir uma nova Constituição com os partidos de oposição".
"O povo nos deu essa mensagem de trabalhar por uma nova Constituição por meio do consenso e da negociação."
O principal opositor do AK era o Partido do Povo Republicano (CH), que apostou em candidatos mais novos para atrair jovens eleitores e obteve 26% dos votos.
Outro rival era o Partido Movimento Nacionalista (MH), que ficou com 13%. Os dois partidos obtiveram votação acima dos 10% necessários para entrar no Parlamento.
Apesar da vitória do AK, ele conseguiu menos cadeiras do que nas últimas eleições, em 2007, enquanto a oposição se fortaleceu. O AK ficará com 13 cadeiras a menos, enquanto o CH terá 136 assentos e o MH, 56 – 24 e 15 cadeiras a mais, respectivamente, do que na votação de quatro anos atrás.

(*) Com informação BBC e D24AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.