sexta-feira, 10 de junho de 2011

Governistas são favoritos para eleições na Turquia

Nas eleições regionais de 2009, o AK obteve 39% dos votos, enquanto o CHP obteve 23%
Istambul, Turquia – Tamanha é a confiança do partido governista da Turquia para as eleições gerais do próximo domingo, 12, que seus cartazes de campanha eleitoral mostram o primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan [foto],
com os olhos voltados para o céu, e abaixo do governante um slogan que se refere ao centenário da República turca, o qual será comemorado daqui a mais de uma década, em 2023. "A Turquia está pronta, a meta é 2023", proclama a propaganda do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AK, na sigla turca).
O AK, de centro-direita e orientação muçulmana moderada, deverá enfrentar como rival de certo peso o Partido Republicano da Turquia (CHP, na sigla em turco), de centro-esquerda e secular. O CHP é liderado pelo parlamentar Kemal Kiliçdaroglu.
Atualmente, o AK tem uma maioria simples de 341 parlamentares, no Parlamento de 550 cadeiras. O CHP, bastante enfraquecido na década passada, é o segundo partido, com 112 cadeiras. O objetivo do AK, desta vez, é eleger dois terços do Parlamento, o que lhe permitirá alterar a Constituição de 1982. Nas eleições regionais de 2009, o AK obteve 39% dos votos, enquanto o CHP obteve 23%.
Se o AK vencer, Erdogan poderá obter um terceiro mandato consecutivo de cinco anos. O governo pensa grande e lançou projetos e metas de longo prazo. É uma atitude que a Turquia adotou nos últimos dez anos, que elevou seu perfil diplomático, alavancou seu crescimento econômico e deu vigor à sua democracia, após anos em que os políticos ficaram à sombra dos militares.
Mas as perspectivas de mais uma vitória de Erdogan, além das acusações de que seu poder é cada vez mais autocrático, alimentaram preocupações de que a consolidação do AK esteja minando as promessas de fortalecer a democracia turca.

(*) Com informações AP e AE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.