sexta-feira, 10 de junho de 2011

Receita Caseira: Salvatti na SRI e Luiz Sérgio na Pesca

Dilma ignora posição do PT e do PMDB e Vaccarezza amarga mais uma derrota.
Brasília, Brasil – Em pouco mais de cinco meses de governo e em menos de uma semana, a presidenta Dilma se vê obrigada a mudanças ministeriais. Conforme vinha sendo cogitado nos últimos dias, depois da queda do ministro-chefe da Casa Civil, Antônio Palocci (PT/SP), na última terça-feira, 07, nesta sexta-feira, 10, chegou ao fim a polêmica quanto à demissão do ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Luiz Sérgio (PT/RJ), pasta responsável pela coordenação e articulação política do governo no Congresso.
Definição
Para o lugar do petista carioca, pondo fim às especulações e conforme vinha sendo salientado, a presidenta Dilma Rousseff definiu pelo nome da senadora licenciada e atual ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti (PT/SC) [foto], ignorando os pedidos de PT e PMDB, que tinham preferência por Cândido Vaccarezza (PT/SP), atual líder do governo na Câmara.
O anúncio oficial será feito até o fim da tarde de hoje, todavia o convite a Salvatti foi feito na última quarta-feira, 08, pouco antes da posse da ministra Gleisi Hoffmann na Casa Civil. Ontem, 09, ela e a presidenta participaram de evento político em Blumenau, Santa Catarina, e acertaram os detalhes da nomeação.
No Senado, Salvatti foi líder do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ferrenha defensora de seu governo, principalmente durante a crise provocada pelas denúncias de mensalão.
Destino
Até a manhã de hoje, 10, a grande dúvida era quem assumiria o ministério deixado por Ideli.
Na prática, a presidenta Dilma optou por uma receita caseira. Tirou a catarinense da Pesca e Aquicultura e em seu
lugar colocou o carioca Luiz Sérgio [foto].
Em outras palavras, conforme o próprio Luiz Sérgio afirmara no início da noite de ontem, em seu gabinete no Rio de Janeiro, ninguém pediu demissão ou foi demitido e, assim, houve apenas uma troca de posições no enorme tabuleiro de xadrez que envolve o governo federal e sua relação com o Congresso Nacional.
Futuro
Salvatti assume suas novas funções prometendo muito trabalho. Com o perfil mais técnico da ministra da Casa Civil, a pasta de Relações Institucionais passa a ter maior vigor dentro do governo e junto ao Congresso.
Nem bem assumiu o novo cargo e já tentam envolver Luiz Sérgio em nova polêmica. Todavia, o novo ministro da Pesca e Aquicultura nega que troca de ministério seja “prêmio de consolação”. "O Ministério da Pesca é muito importante, tem um peso econômico muito significativo... Para quem é de Angra dos Reis, que nem eu, pescar é mais que uma obrigação. É uma atividade que dá prazer", observou.
Quanto aos rumores de desarticulação da base governista no Congresso, durante o tempo em que cuidou da relação do governo com o Parlamento, ele foi enfático para por ponto final à questão. "Não há desarticulação da base. Praticamente todas as medidas provisórias foram aprovadas. Leis como a do salário mínimo foram também aprovadas. Essa é uma versão que não corresponde a verdade dos fatos", destacou.
Frustração
Conforme divulgado ontem, 09, no blog, Vaccarezza [foto]
vinha realizando uma verdadeira romaria pelo Congresso Nacional em busca de apoio ao seu nome para a vaga que Luiz Sérgio ainda sequer havia manifestado intenção de deixar.
Na manhã de ontem, acompanhado pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), João Paulo Cunha (PT/SP), e pelo vice-líder José Guimarães (PT/CE), reuniu-se com lideranças do PMDB – senadores José Sarney (AP) e Renan Calheiros (AL) – e com o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE). A luta de Vaccarezza para assumir a SRI era tanta que, na tarde de ontem, chegou a se reunir com o desafeto Carlos Maia (PT/RS), atual presidente Câmara, para quem perdeu, no início do ano, a indicação para a Presidência da Casa.

(*) Com informações Reutters, IG, AE, AB, DCI e JB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.