quinta-feira, 9 de junho de 2011

E.coli faz sua 30.ª vítima fatal

Contágio entre humanos é possível, em especial quando a higiene é insuficiente

Berlim, Alemanha – O número de mortes provocadas pelo surto de contaminação por uma variante letal da bactéria Escherichia Coli (E.coli) subiu para 30. A mais recente vítima é um senhor de 57 anos, morador de Frankfurt. Ele foi contaminado depois de viajar com a esposa para Hamburgo, cidade do Norte alemão, que está sendo considerada o epicentro da crise.
No entanto, a origem da epidemia é ainda desconhecida, pelo que se mantém a recomendação de não consumir produtos hortícolas crus para evitar contágios.
Vítimas
O número total de vítimas inclui uma mulher que faleceu na Suécia depois de ter visitado a Alemanha. Mais cedo, o Estado alemão de Baixa Saxônia tinha informado duas mortes. Uma senhora de 68 anos e uma jovem de 20 faleceram ontem, 08, no distrito de Harburg, de acordo com comunicado do departamento de saúde do Estado.
De acordo com as autoridades em saúde, 2.808 pessoas foram infectadas, 722 delas desenvolveram a síndrome urémico hemolítico (HUS), uma grave insuficiência renal.
Rastreamento
O Instituto Robert Koch de virologia concentra as análises e investigação dos doentes registrados, mas "seguimos sem encontrar a fonte", reconheceu ontem, 08, Daniel Bahr, ministro de previdência alemão. "A epidemia é muito grave", insistiu.
Depois de assegurar que nem os pepinos espanhóis e nem os brotos de soja de Hamburgo eram o fator desencadeador da
contaminação, as autoridades sanitárias continuam buscando a origem da infecção detectada também em, pelo menos, outros 12 países [Google Images]: Áustria, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Luxemburgo, Noruega, Holanda, Polônia, República Checa, Grã-Bretanha e Suécia.
Evolução
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a nova cepa parece indicar que o patogênico sofreu duas mudanças genéticas, condição que explicaria por que tem sido tão letal.
A infecção é causada, em geral, pelo consumo de alimentos contaminados crus ou mal cozidos, como a carne, mas os costumes dos primeiros infectados orientaram rapidamente aos cientistas por trás da pista de que a contaminação poderia ter sua origem em produtos hortícolas.
Ainda de acordo com a OMS, também é possível o contágio entre humanos, em especial quando a higiene é insuficiente, já que a bactéria E. coli está presente nos intestinos e, portanto, nas fezes.

(*) Com informações Prensa Latina, Dow Jones e AE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.