terça-feira, 7 de junho de 2011

Queijo Artesanal: Produtores têm dois anos para adequação

Deputado estadual comunicou prazo aos produtores de queijo da região durante abertura da 1ª Festa do setor
Poços de Caldas, MG – Produtores do queijo Minas Artesanal, da região de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, terão dois anos para se adequarem às exigências definidas pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). O comunicado foi feito neste domingo, 06, pelo deputado estadual Carlos Mosconi (PSDB) [foto], durante a abertura da “1ª Festa do Queijo de Santana de Caldas”.
A legislação, que trata da produção do queijo Minas Artesanal, dispõe sobre a habilitação sanitária dos estabelecimentos agroindustriais de pequeno porte em Minas Gerais. De acordo com o parlamentar, a concessão deste prazo de dois anos para adequação às normas, aos 70 produtores diretos do queijo Minas Artesanal e a cerca 300 indiretos que vivem da atividade na região, representa significativa vitória.
Mosconi também ressalta que esta iniciativa estará beneficiando cerca de 40 mil pequenos produtores de todo o Estado.
Desde abril deste ano, a Comissão de Saúde, da qual Mosconi é presidente, e a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) buscam solução para a questão e o acordo firmado, no final de abril, com a Procuradoria-Geral de Justiça e a Subsecretaria de Agricultura possibilitou o abrandamento das regras durante o período de transição.
Festa do Queijo
A “1ª Festa do Queijo” levou muita gente da região à pequena Santana de Caldas, distrito do município de Caldas, no último domingo. O evento se estendeu até a noite com a comercialização de produtos derivados de leite nas diversas barracas montadas para o evento que foi iniciado pela manhã com a celebração de missa seguida por apresentação de grupos de Folias de Reis e de capoeira, bem como atrações musicais da região.
A cerimônia de abertura da festa também atraiu várias autoridades dos municípios vizinhos, como o prefeito de Caldas e seu vice, Hugo Camacho e Anderson Balducci, respectivamente; o prefeito de Bandeira do Sul, Zé da Capituva, e o vereador licenciado e secretário de Obras de Poços de Caldas, Álvaro Cagnani, que na oportunidade representou o chefe do Executivo poços caldense, prefeito Paulo César Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.