quinta-feira, 9 de junho de 2011

Battisti solicita pedido de permanência no Brasil

Documento é o primeiro passo para italiano regularizar sua situação o país

Brasília, Brasil – O ex-ativista italiano Cesare Battisti já solicitou, hoje, 09, pedido de permanência no Brasil. O documento foi protocolado no Conselho Nacional de Imigração (CNIg), do Ministério do Trabalho. O pedido será analisado na próxima reunião do conselho, dia 22 deste mês.
O pedido de permanência é o primeiro passo para que Battisti regularize sua situação no Brasil. Como entrou no país ilegalmente, se valendo de um passaporte falso, o caso é analisado pelo CNIg, e não pelo Ministério da Justiça, responsável por entradas legais no Brasil.
De acordo com a assessoria do Ministério do Trabalho, o caso de Battisti é legalmente enquadrado na categoria “situações especiais e casos omissos”. Ainda não foi definido o relator do pedido de permanência do italiano.
O CNIg é formado 28 conselheiros indicados por ministérios, associações sindicais e patronais e outras instituições, como a Polícia Federal e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). O conselho é o mesmo responsável pela autorização concedida a 199 haitianos que entraram ilegalmente pelo Norte do Brasil, buscando refúgio da situação de calamidade por qual passa o país caribenho.
Leia a íntegra da nota do Ministério do Trabalho:
“Nesta quinta-feira, 9 de junho, foi protocolado no Ministério do Trabalho e Emprego, endereçado ao Conselho Nacional de Imigração (CNIg), pedido de permanência no Brasil do senhor Cesare Battisti. O pedido será analisado pelos conselheiros do CNIg na próxima reunião do órgão, marcada para o próximo dia 22 de junho.
O CNIg é um órgão colegiado, vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego, que tem por finalidade, entre outras coisas, coordenar e orientar as atividades de imigração e dirimir dúvidas e solucionar casos omissos e situações especiais, no que diz respeito a imigrantes.”

Manifestações
A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro, tomada em sessão na noite de ontem, 08, em expedir o alvará de soltura para Battisti, preso no Brasil desde março de 2007 a pedido da Justiça italiana, provocou inúmeras manifestações, principalmente por parte de cidadãos e entidades na Europa. O primeiro-ministro Silvio Berlusconi, em comunicado oficial, afirmou que a decisão desconsiderou o acordo de extradição entre os dois países e prometeu ativar instâncias judiciais para garantir o seu cumprimento.
Giorgio Napolitano [foto], presidente da Itália, também condenou a decisão do Brasil e anunciou que apoiará qualquer recurso de Roma para tentar reverter a situação. A Itália já anunciou que entrará com recurso contra a decisão na Corte Internacional de Haia.
O Parlamento Europeu se juntou às autoridades italianas. Em pronunciamento na Casa, o social-democrata italiano Gianni Pittela, que presidiu a sessão plenária disse que comunicará a “reação indignada às autoridades brasileiras". No Twitter, italianos manifestaram indignação e acusaram o Brasil de impunidade.
Destino
Onde estará Cesare Battisti [foto] agora? Essa é uma pergunta que muitos estão fazendo.
No início da madruga de hoje, 09, tão logo foi expedido o alvará de soltura pelo STF, o ex-ativista saiu do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, acompanhado por seus advogados e seguiu para uma casa em um condomínio residencial do Lago Sul.
Menos de uma hora após o julgamento, Battisti foi para o Hotel Manhattan, onde passaria a noite, todavia, nesta manhã ela já não foi mais visto no local. De acordo com funcionários da recepção, ele deixou o hotel às 4h30, versão confirmada por uma hóspede que estava no mesmo andar do italiano.

(*) Com informações R7 e IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.