segunda-feira, 13 de junho de 2011

Berlusconi afirma que estado palestino não deve ser imposto

Roma, Itália — O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi [à dir. na foto], afirmou hoje, 13, que a criação do Estado palestino, como suas autoridades pretendem, pode afastar a perspectiva de paz para o Oriente Médio e de negociações com Israel.
"Uma resolução da ONU [Organização das Nações Unidas] pode apenas retroceder a paz e afastar a perspectiva de negociações", opinou o premier durante a coletiva de imprensa compartilhada com seu colega israelense, Benyamin Netanyahu [à esq. na foto], que está em Roma para uma visita de Estado.
Berlusconi ainda defendeu como "prioritário" que Hamas reconheça Israel e defendeu que as autoridades palestinas devem reconhecer os acordos feitos com os israelenses e se empenhar pela "não violência" como condições para terem o Estado palestino reconhecido.
O chefe de Governo israelense agradeceu as palavras de seu homólogo que demonstram uma "posição clara" sobre o assunto e afirmou que a paz "não pode ser imposta pelo exterior", "nem por uma resolução da ONU", mas só pode ser resultado de negociações.
"Pedi a Abu Mazen [presidente da Autoridade Nacional Palestina] para se voltar ao seu povo, por amor à paz, e dizer: 'aceito' o Estado hebraico de Israel. Se disser estas seis palavras, mudaremos o mundo", afirmou o líder israelense.
A Liga Árabe manifestou no início do ano que pretende solicitar oficialmente à ONU, na Assembleia Geral de setembro, o reconhecimento do Estado Palestino dentro das fronteiras estabelecidas em 1967, o que inclui a Faixa de Gaza, a Cisjordânia e Jerusalém Oriental. Atualmente, os palestinos não têm direito a voto nos fóruns das Nações Unidas.
A decisão será submetida às nações reconhecidas pela ONU e, depois, passará por ratificação do Conselho de Segurança (CS) do organismo, que pode vetar o pedido. Desde o anúncio, Israel tem promovido uma campanha contra o reconhecimento unilateral da Palestina.
Netanyahu ainda exortou hoje a comunidade internacional para que ela não permita que o Irã desenvolva armas nucleares e indicou que, caso o país continue com seu programa nuclear, ele deve se deparar com um "inverno iraniano" mais forte do que a "primavera árabe", em referência às ondas de revoltas anti-governo sobre os países árabes que ocorreram nos últimos meses, durante a primavera na região.
Na mesma coletiva de imprensa, o primeiro-ministro italiano afirmou que acredita que o povo italiano vote contra a continuação do programa nuclear italiano no referendo que está em curso no país que envolve outros dois temas, entre eles sua imunidade penal.
"A Itália provavelmente seguirá uma decisão que o povo italiano está querendo agora, deverá dizer adeus à questão das centrais nucleares e assim deveremos nos empenhar fortemente sobre o setor de energias renováveis", indicou Berlusconi.
Ontem, 12, 41% dos mais de 47 milhões italianos convocados para o referendo compareceram às urnas. É preciso que todas as questões sejam respondidas por mais de 50% dos eleitores para que o processo seja validado.

(*) Com informação DCI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.