quarta-feira, 13 de junho de 2018

ATIVISTAS ALEGAM QUE COREIA DO NORTE É ‘PRISÃO A CÉU ABERTO’


HRW aponta que algumas sanções impostas a Pyongyang são mais por abusos contra direitos humanos do que pelo programa nuclear
Apesar da ofensiva de charme sem precedentes de Kim Jong-un em Singapura, a Coreia do Norte continua a ser uma “prisão a céu aberto”, lembram os defensores dos direitos humanos.
Entre Donald Trump descrevendo-o, nesta terça-feira, 12, como um homem que quer “fazer o que é justo” e conterrâneos gritando “nós amamos você”, Kim Jong-un multiplicou as tentativas incomuns de parecer simpático, em especial, com uma sorridente “selfie” com o chefe da diplomacia de Singapura.
“Alguns dizem que Kim é ‘encantador’, ou ‘mais simpático do que se esperava’, mas não deveriam se deixar enganar pelo sorriso de Kim nesse show político”, reagiu hoje Choi Jung-hun, um desertor norte-coreano que vive em Seul.
Ele pede à comunidade internacional para não esconder “o lado sombrio por trás desse reality show diplomático”.
“Eu tinha realmente a esperança de que Trump abordasse a questão dos direitos humanos durante seu encontro com Kim”, lamentou, evocando o destino dos “pobres norte-coreanos que apodrecem na prisão”.
Donald Trump garantiu ter falado de direitos humanos com Kim Jong-un, mas ignorou a pergunta de um jornalista sobre o destino de Otto Wambier, um estudante americano morto depois de passar mais de um ano preso na Coreia do Norte.
A dinastia Kim dirige a Coreia do Norte com mão de ferro há três gerações.
Antes mesmo da cúpula de terça, mais de 300 organizações de defesa dos direitos humanos, entre elas a Human Rights Watch (HRW), fizeram um apelo a Pyongyang para que avance nesta área.
Homicídios, Torturas, Sequestros
Em um relatório anual sobre os direitos humanos no mundo para 2017, o Departamento de Estado Americano acusou a Coreia do Norte, em abril, de cometer uma série de violações aprovadas pelo governo: de homicídios extrajudiciais a atos de tortura, passando pela repressão dos dissidentes e pelos sequestros no exterior.
Kim Jong-un é acusado de estar por trás da execução do próprio tio, Jang Song-thaek, em 2012, por “traição”, e do assassinato de seu meio-irmão, Kim Jong-nam, em um aeroporto da Malásia, em 2017.
“Kim Jong-un está tentando ganhar uma estatura internacional de homem de Estado, mas seus esforços serão em vão, se continuar a presidir um país que continua a ser a maior prisão a céu aberto do mundo”, reagiu o diretor da HRW na Ásia, Brad Adams.
A HRW lembra que algumas sanções impostas a Pyongyang são ligadas a seus abusos dos direitos humanos, e não apenas a seu programa nuclear.
“Será muito decepcionante se a situação catastrófica dos direitos humanos na Coreia do Norte for completamente omitida em pleno degelo das relações diplomáticas”, afirmou a Anistia Internacional, que fala da “quase total negação dos direitos humanos” na Coreia do Norte.
Fonte: IstoÉ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.