quarta-feira, 13 de junho de 2018

ÉTICA E EXEMPLO CONTRA A CORRUPÇÃO


Corrupção começa nos pequenos gestos e são passados às novas gerações como algo comum
Um pai decidiu levar seus filhos ao circo. Ao chegar à bilheteria, pergunta:
- Olá, quanto custa a entrada?
O vendedor responde:
- R$ 30,00 para adultos e R$ 20,00 para crianças de 7 a 14 anos. Crianças até 6 anos não pagam. Quantos anos eles têm?
E o pai responde:
- O menor tem 3 anos e o maior 7 anos.
Com um sorriso, o rapaz da bilheteria diz:
- Se o senhor tivesse falado que o mais velho tinha 6 anos eu não perceberia, e você economizaria R$ 20,00.
E o pai responde:
- É verdade, pode ser que você não percebesse, mas meus filhos saberiam que eu menti para obter uma vantagem e a lembrança desta tarde não seria especial, na verdade seria terrível para o caráter deles. E finaliza:
- A verdade não tem preço. Hoje deixo de economizar R$ 20,00, que não me pertenceriam por direito, mas ganho a esperança de que meus filhos saberão a importância de dizer a verdade.
O atendente permaneceu mudo. Também ele teria uma tarde especial para se lembrar. Essa história ilustra uma cena em que os filhos presenciam uma atitude correta do pai.
A história nos permite perceber que:
- Nada deve substituir a verdade.
- Educar é dar o exemplo.
- Jamais devemos fazer pequenas concessões à mentira, o preço é alto demais.
- As palavras convencem, mas o exemplo arrasta.
- O exemplo é tudo.
A corrupção começa nos pequenos gestos e são passados às novas gerações como algo comum, que não tem problema.
Pense nisso...
Fotos Ilustrativas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.