sexta-feira, 8 de junho de 2018

HEMOMINAS ABRE NESTE SÁBADO PARA COLETA DE SANGUE


Não é necessário agendar para doar neste sábado, mas, quem não puder, pode agendar gratuitamente pelo número 155, opção 1, para doar durante a semana
Como parte da mobilização pelo Dia Mundial do Doador de Sangue, que acontece no próximo dia 14, e visando aumentar a quantidade de doadores de sangue, normalmente mais baixa neste período mais frio, a Fundação Hemominas em Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, vai abrir suas portas amanhã, sábado, 09, das 7h às 11h30. A Fundação Hemominas em Poços de Caldas está localizada à Avenida José Remígio Prézia, 303.
De acordo com o setor de captação da Hemominas na cidade, para este sábado, 09, não é necessário que os doadores espontâneos façam o agendamento, no entanto, ressaltam para aqueles que não puderem fazer a doação, que agendem para fazê-la ao longo da semana. Este agendamento pode ser feito através do telefone 155, opção 1 (um), a ligação é gratuita, ou através do site da Fundação, endereço site www.hemominas.mg.gov.br.
“Nós abrimos no feriado da semana passada e, geralmente, atendemos também no primeiro sábado de cada mês. Vamos abrir neste sábado para incentivar mais pessoas a fazerem a doação. Estatisticamente os doadores se afastam das unidades neste período. Recebemos normalmente 60 doadores por dia e esta semana, este número diário caiu para 20, em média. O problema é que a necessidade dos hospitais não diminui, pelo contrário, até tem aumento nesta época. Então, precisamos manter nosso estoque abastecido para o atendimento”, relatou Maria Lauriceia Esteves Cardoso, captadora da Hemominas.
A Hemominas em Poços de Caldas abastece 12 hospitais da região Sul de Minas. No posto são recebidos de 1100 a 1200 doadores por mês. O ideal seria ter pelo menos 1400 doações mensais. Para doar é necessário ter e estar com boa saúde, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e não estar em jejum. Há ainda outras regras, como não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses e não ter sido submetido a exames de endoscopia ou broncoscopia nos últimos seis meses.
Quem tomou algum tipo de vacina deve aguardar pelo menos 48 horas para fazer a doação. No caso dos menores de 18 anos é necessário ir acompanhado de um responsável ou levar a autorização para doação, assinada. É obrigatório que o doador apresente documento oficial com foto.
A doação dura em média, de 40 a 50 minutos, incluindo todo o processo de avaliação médica, alimentação e hidratação. Homens podem doar a cada três meses e mulheres, a cada quatro meses. No caso dos homens, são retirados 450 ml de sangue e das mulheres, 410 ml, quantidades seguras e que não causam riscos ou fazem falta ao organismo de quem doa. Antes do procedimento, os doadores recebem orientações, passam por rápida testagem hematológica e recebem um lanche, disponibilizado também após a doação.
“É fundamental que todas as pessoas que puderem colaborar, colaborem, porque qualquer um de nós pode precisar de uma doação de sangue. Poços é referência para muitas cidades da região, o que reforça ainda mais a importância da Hemominas na cidade e a garantia do atendimento”, afirmou o secretário de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.
Atendimento
A Hemominas em Poços de Caldas atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30 para coleta de sangue. Às quartas-feiras também tem coleta das 16h às 20h. E sempre no primeiro sábado de cada mês, a fundação funciona para coletas de doadores das 7h às 11h30.
Maiores informações podem ser obtidas através do telefone (35) 2101-9300. Já o agendamento para doação pode ser feito, gratuitamente, pelo número 155, opção 1 (um), ou através do site da Fundação, www.hemominas.mg.gov.br, aonde é possível obter outros detalhes sobre a doação de sangue.
Fonte: Portal Prefeitura de Poços de Caldas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.