sexta-feira, 8 de junho de 2018

POÇOS DE CALDAS PRODUZ UM DOS MELHORES AZEITES DO MUNDO


Premiação de melhor azeite na categoria blend surpreendeu olivicultor por conta de ser uma cultivar de apenas dois anos
De produtor de amoras pretas e aspargos a produtor de azeite. O olivicultor e azeitólogo, Moacir de Carvalho Dias, recebeu uma das maiores classificações de azeite do mundo na categoria blend, qualidade produzida na fazenda da família. O azeite produzido em Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, disputou com mais de mil amostras.
A premiação aconteceu no final de abril, durante o Concurso Mundial de Azeite, o World Olive Oil Competition (NYIOOC), considerado o maior e mais prestigiado concurso de qualidade de azeite do mundo, realizado em Nova Iorque.
O olivicultor ficou surpreso com o resultado, pois o azeite é o primeiro produzido por ele, de uma lavoura de apenas dois anos. Depois que moeu os frutos, decidiu enviar as amostras para o concurso, mas sem pretensão alguma de premiação. “A mistura das cultivares produzidas na propriedade agradou o paladar dos jurados. Eu não esperava por este resultado, tanto é que competi com professores meus da Europa, produtores que estão no mercado há mais tempo e, de repente, a mistura que desenvolvi aqui foi a melhor da categoria. Fiquei muito feliz com o prêmio”, comemora o olivicultor.
O azeite extra virgem produzido é o resultado de dois anos de trabalho na Fazenda Irarema que, desde 1870, tinha o café como o carro chefe da propriedade. Além da plantação de oliveiras, a fazenda recebeu uma grande estrutura para a produção do azeite, que vai desde a colheita, processamento dos frutos, moagem, armazenamento e vazão do produto.
Esta primeira produção rendeu apenas 27 litros de azeite mas, para a próxima safra, a expectativa é de produção entre 1.800 e 2 mil litros, podendo chegar futuramente a até 80 mil litros.
O maquinário, importado da Europa, hoje atende não só a demanda da fazenda, bem como os produtores da região, que não têm onde extrair o azeite. Um investimento de família que já começa a dar bons frutos.
Na fazenda, também foi criado um espaço para receber turistas que queiram conhecer o passo a passo da produção de azeite. Os visitantes também participam de uma oficina de degustação e podem visitar, ainda, a casa container onde são produzidos sabonetes a base de azeite.
Geração de Emprego
Atualmente, 11 famílias trabalham na fazenda e, para os próximos anos, será necessário empregar mais 80 pessoas para a colheita das azeitonas. A produção de azeite vem crescendo em Poços de Caldas e região, chegado, aproximadamente, a 40 produtores.
Por isso, Carvalho Dias pensa em criar uma cooperativa para valorizar e agregar ainda mais valor ao azeite produzido no Sul de Minas e interior paulista, justamente neste momento em que o mercado voltou os olhos para o azeite produzido no Brasil por causa da premiação. “Os europeus, que têm tradição em azeite, passam a olhar de outra forma para o Brasil que, agora, é destaque no mercado mundial”, destaca o olivicultor.
Por ser um produto diferenciado, o azeite produzido na Fazenda Irarema varia de R$ 35,00 a 50,00. “A diferença do azeite produzido aqui e em todo Brasil é o fato de ser um azeite fresco. Assim, o consumidor tem certeza que está comprando um produto 100% puro e sem conservante”, conclui o olivicultor.
Fonte: Portal Poçoscom.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.