segunda-feira, 11 de junho de 2018

TERMINA DIA 15 PRAZO PARA VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA


Única forma de prevenir a febre aftosa, vacinação é obrigatória e dose deve ser aplicada em todo o rebanho bovino e bubalino
Os criadores de bovinos e bubalinos têm somente até a próxima sexta-feira, 15, para realizar a vacinação contra a febre aftosa, que deveria ter se encerrado dia 31 de maio, mas foi prorrogada pelo Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) devido à paralisação dos caminhoneiros.
Conforme correspondência enviada aos estados pelo MAPA, no final de maio, explicava que o objetivo da prorrogação é evitar o comprometimento dos resultados da imunização dos rebanhos na etapa de vacinação de maio, tendo em vista que a paralisação afetou vários setores, inclusive a produção e distribuição das vacinas e “a adequada vacinação dos rebanhos, entre outros fatores, depende de adequada oferta de vacinas ao produtor e de uma logística de transporte normal”.
O Governo de Minas Gerais, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão responsável pela gestão das campanhas de vacinação dos rebanhos no estado, com a prorrogação vacinal, está contribuindo para que os produtores que ainda não vacinaram seus animais possam fazê-la de forma adequada e garantir o status que Minas Gerais possui, desde 2008, junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) de área livre de febre aftosa.
A vacinação é obrigatória e também a única forma de se prevenir contra a febre aftosa e, conforme dados informados pelo IMA, Minas Gerais deve vacinar, nesta etapa de maio, todo o rebanho de bovinos e bubalinos, independentemente da idade, o que soma cerca de 23,6 milhões de animais em todo o estado. A bovinocultura é importante gerador de emprego e renda no estado. No ano passado as tendo exportações foram da ordem de US$ 598 milhões em carne bovina.
Foto: Divulgação/IMA
Fonte: Central de Imprensa/Segov

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.