Levantamento
divulgado pela RecordTV
e pelo portal R7 aponta que presidente ideal não pode estar
envolvido em processos com a Justiça
A
maior parte dos brasileiros não quer que o próximo presidente eleito esteja
envolvido em processos com a Justiça. Este perfil foi levantado pela “Pesquisa
de Opinião Pública – As Características Ideais do Futuro Presidente do Brasil”,
encomendada pela RecordTV e pelo portal R7, divulgada nesta quarta-feira, 13.
Em
meio a escândalos de corrupção e desvios éticos, 85% dos entrevistados querem
que o próximo presidente não esteja sendo investigado.
Outros
15% afirmam que o presidente pode ser investigado, porque “é normal ter
processos”. A maioria (72%) também quer que o presidente tenha apoio de
políticos e partidos, considerando esta uma característica importante para a
governabilidade.
O
coordenador da pesquisa, Bruno Soller, avalia que o perfil do presidente vai de
acordo com a região em que o eleitor vive.
—
Existe grande variação regional quanto ao perfil do presidente. Cada região
projeta a figura do presidente na sua realidade. Alguns dados interessantes,
como na região Sul, em que 92% da população projetam um presidente de cor
branca, pois lá tem um maior contingente de brancos. Quando vai para o
Nordeste, eles projetam um presidente, se possível, gordo, porque lá ganho de peso
é visto como prosperidade. As regiões projetam como se veem representadas.
No
Brasil, brancos são preferidos (75%), seguidos por negros (15%), pardos (4%),
orientais (3%) e indígenas (3%).
No
Sudeste, a preferência é por brancos (71%), negros (25%), pardos (2%),
orientais (2%) e indígenas (0%), nesta ordem. A região Nordeste é mais equilibrada:
brancos (63%), negros (29%), pardos (7%), indígenas (1%) e orientais (0%). No
Norte, os brancos também são os preferidos, com 81%, seguidos dos negros (11%),
pardos (4%), indígenas (4%) e orientais (0%). No Centro-Oeste, 75% preferem os
brancos, 21% os negros, enquanto 2% preferem pardos, 2% os orientais e 0% os
indígenas. No Sul, conforme mencionou Soller, 92% preferem brancos, seguidos
por negros (6%) e orientais (2%) — indígenas e pardos não chegaram a 1%.
Para
os entrevistados, os assuntos que devem ser priorizados na pauta do próximo
presidente são combater a corrupção (21%), recuperar a economia e gerar
empregos (20%), resolver o caos da saúde (18%), resolver de uma vez por todas a
questão da segurança pública (17%), revolucionar a educação (13%) e se
preocupar mais com os pobres, com atenção ao desenvolvimento social (11%).
Ainda
segundo Soller, os dados apontam um perfil mais conservador do eleitor
brasileiro.
—
O brasileiro pretende votar em um presidente que tenha alguns princípios mais
conservadores. E o eleitor também se mostra conservador. Por mais que os jovens
já estejam mais liberais, ainda há uma tendência mais conservadora mesmo entre
eles.
Histórico do Presidente
Eleito
Os
brasileiros querem que o presidente eleito venha de uma família pobre, acredite
em Deus, tenha experiência política e formação universitária.
Do
total de entrevistados, 89% afirmam ser importante que o eleito acredite em
Deus e 53% querem que ele seja de família pobre.
A
carreira política anterior é fundamental para a maioria (80%). Além disso, a
formação universitária também é um tema muito importante para os brasileiros,
já que 77% dos entrevistados consideram uma característica desejável do próximo
presidente.
Porte
Físico do Futuro Presidente
O
presidente ideal para os brasileiros é um homem entre 50 e 60 anos, branco e
gordo. A maioria (87%) afirma que o eleito não precisa ser bonito.
Segundo
a pesquisa, 65% dos entrevistados querem que o próximo presidente seja um
homem. Quando o assunto é a cor de pele, a diferença é ainda maior.
Pensando
no tipo físico do presidente, há maior variação nas respostas: 38% querem um
presidente gordo; 32%, magro ou esbelto; e 30%, musculoso ou atlético.
Metodologia
da Pesquisa
A
pesquisa foi feita por telefone entre os dias 6 e 8 de junho deste ano e ouviu duas
mil pessoas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.
Soller
explica que a pesquisa conta com um sistema de verificação dos perfis dos entrevistados.
—
Na metodologia usamos um sistema nosso, chamado “Real Check”. Das amostras, 10% são verificadas pelo comportamento
das pessoas entrevistadas nas redes sociais, para que tenhamos mais precisão
nas informações. Se virmos que o comportamento é diferente das respostas,
desconsideramos da amostra.
Fonte: Portal R7
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