quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Construção de novas usinas nucleares no Brasil é reavaliada

Brasil tem a sexta maior reserva de urânio do mundo e é um dos poucos países a dominar o enriquecimento do material nuclear
São Paulo, SP – O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, afirmou que a construção de novas usinas nucleares no Brasil está em reavaliação após os incidentes com a usina de Fukushima, no Japão, este ano. "Tínhamos no plano de médio prazo a construção de quatro usinas até 2030, mas essa é uma questão que está em suspensão justamente por conta do que aconteceu", disse o executivo durante evento, hoje, 15, sobre planejamento energético, realizado pela Abdib.
De acordo com o Tolmasquim, o único projeto previsto no curto prazo é o da construção de Angra III [foto], cujas obras já estão sendo tocadas pela Eletronuclear. Apesar de estar revendo a construção das outras quatro usinas, o executivo afirmou que o governo não está descartando investimentos em energia nuclear no Brasil. "A fonte não está descartada. Estamos vendo o que está acontecendo no mundo para tomar uma decisão cautelosa. Não temos pressa", disse.
O presidente da EPE lembrou que o Brasil, atualmente, detém a sexta maior reserva de urânio do mundo, além de ser um dos poucos países que domina todo o ciclo de enriquecimento do material nuclear. Isso, portanto, leva o governo a aguardar o melhor momento para decidir sobre novos investimentos. "Hoje, o Brasil tem uma situação energética muito boa, com muita oferta de energia. Temos tempo para decidir sobre investimentos em energia nuclear", disse Tolmasquim, ressaltando que a matriz elétrica brasileira nos próximos anos deverá ser constituída basicamente por hidrelétricas, usinas eólicas, de biomassa e térmicas a gás.

(*) Com informação AE e Portal Abdib

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.