quarta-feira, 21 de setembro de 2011

DER-MG promove ações na Semana Nacional de Trânsito

Poços de Caldas, MG – O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG), através da Coordenadoria Regional em Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, promove blitze educativas de trânsito nesta quarta-feira e quinta-feira, 21 e 22, respectivamente, com a distribuição de kits educativos com o objetivo de conscientizar pedestres e motoristas da importância da segurança no trânsito. As ações fazem parte das atividades da Semana Nacional do Trânsito que acontece até o dia 25, cujo tema é “Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011/2020 – Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas”. Trata-se de uma ação conjunta no âmbito federal, estadual, municipal e privado.
Durante toda a semana estão programadas atividades lúdicas e educativas ligadas ao trânsito para jovens, crianças e adultos, como teatro, transitolândia, palestras, blitze rotineiras, simulados, distribuição de panfletos, apresentação de teatros entre outras atividades em todas as regiões do Estado. Na próxima, sexta- feira, 23, acontece o I Seminário Mineiro de Segurança no Trânsito “ Década de Ação para Segurança do Trânsito – 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas”, no auditorio JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, à partir das 13h. Os temas das palestras são “Grandes Desafios da Década Mundial para o Brasil e Minas Gerais”, palestrante J. Pedro Correa e “Projeto de Vida no Trânsito”, palestrante Fabiano Pimenta.
Programação em Poços de Caldas
Dia 21 Blitz Educativa, juntamente com PM, DEMUTRAN e alunos do Projeto Jovem Aprendiz, na Praça. Henry Mothon – FEPASA, das 8 às 11h.
Dia 22 Blitz Educativa, juntamente com PM, DEMUTRAN e alunos do Projeto Jovem Aprendiz, na Praça. Henry Mothon – FEPASA, das 13h30 às 16h.
Dia 23 Quiz Game com o tema “O Jovem e o Trânsito” desenvolvido com os alunos do Projeto Jovem Aprendiz do SEST/SENAT.
Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito
A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em março de 2010, proclamou oficialmente o período de 2011 a 2020 como a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito a fim de estimular esforços em todo o mundo para conter e reverter a tendência crescente de fatalidades e ferimentos graves em acidentes no trânsito no planeta.
Em resolução editada pela ONU, decidiu-se que a Organização Mundial de Saúde (OMS) juntamente com outros organismos internacionais, terão a missão de juntar esforços com o desafio de reduzir pela metade o número de fatalidades no trânsito mundial. Atualmente, são mais de 1 milhão e 300 mil mortes por ano e milhões de pessoas feridas, algumas incapacitadas permanentemente, a maioria na faixa etária de 15 a 44 anos de idade, significativa parcela produtiva da sociedade.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registra um índice de 18.9 fatalidades por grupo de 100 mil habitantes. Países líderes, alguns europeus e outros asiáticos, registram uma taxa de cinco mortes por 100 mil habitantes.
Na avaliação da Coordenadora da Gerência de Educação para o Trânsito do DER, Rosely Fantoni, embora abrangente, o tema da Semana Nacional do Trânsito possibilitará que a sociedade civil organizada e órgãos e entidades governamentais trabalhem de forma objetiva e eficaz atendendo às diversas demandas no sentido de promover a redução de acidentes.

Com informação AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.