sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Operação Noturnos busca 41 por tráfico de drogas em cinco Estados

No decorrer da investigação foram apreendidos, aproximadamente, 390 kg de cocaína
São Paulo, SP - A Polícia Federal (PF) está realizando hoje, 30, em cinco Estados, a Operação Noturnos, que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa voltada para o tráfico internacional de cocaína. Cerca de 160 policiais federais cumprem 35 mandados de prisão preventiva, 6 mandados de prisão temporária e 38 mandados de busca e apreensão nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Espírito Santo e Maranhão.
Em Mato Grosso, serão cumpridos mandados de prisão em Cáceres, Pontes, Lacerda, Campo Novo dos Parecis e Cuiabá. Já em Mato Grosso do Sul, as prisões serão cumpridas em Campo Grande. No Espírito Santo, na cidade de Viana. Enquanto no Maranhão, os mandados foram expedidos para as cidades de Pinheiro e Viana. Por último, no Estado de São Paulo, policiais atuam em Ribeirão Preto.
A investigação realizada pela Polícia Federal em Cáceres, no Mato Grosso, durou aproximadamente um ano. O núcleo do grupo criminoso, embora residente em Cáceres, também atuava no tráfico em outras cidades, prestando apoio a outros grupos criminosos.
No decorrer da investigação foram lavrados seis autos de prisões em flagrante delito e apreendidos, aproximadamente, 390 kg de cocaína, além de material destinado à produção, preparo e transformação de drogas.
Os investigados responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, cujas penas podem chegar a 15 anos de prisão. No entanto, por se tratar de tráfico internacional de entorpecentes e pelo fato de as ações ilícitas do grupo envolverem mais de um Estado da Federação, há previsão de elevação das penas de um sexto a dois terços.
Depois de interrogados, os presos serão recolhidos à Cadeia Pública de Cáceres, no Mato Grosso. A Operação Noturnos recebeu esta denominação em virtude de parte dos traficantes entrarem com a droga no Brasil através de caminhada noturna ou enviarem o entorpecente para os outros Estados através de carregadores que viajam somente à noite.

(*) Com informação Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.