quarta-feira, 15 de junho de 2011

Biblioteca pública vence prêmio Natura

Prêmio inclui R$ 15 mil para investir na estruturação da ação social, acompanhamento técnico, capacitação em mobilização de recursos e inclusão na rede de consultores apoiados pela Natura
Poços de Caldas, MG – Ações desenvolvidas na Biblioteca Pública Municipal “Manuel Guimarães”, na zona Sul de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, garantiu o “Prêmio Movimento Acolher” da “Natura”. O projeto foi selecionado após concorrer com 1.545 histórias recebidas de todos os cantos do país. Destas, 70 ações sociais foram selecionadas como pré-finalistas do “Programa Acolher” (32 da categoria “Semente” e 38 da categoria “Crescente”).
O coordenador da biblioteca, Jeferson Leandro Garcia inscreveu a ação “Reutilizar, Restaurar e Reciclar”, que foi a vencedora da categoria “Crescente”. Os benefícios concedidos pela empresa serão uma verba de patrocínio no valor de R$ 15 mil para investimentos na estruturação da ação social, além de acompanhamento técnico por um ano, capacitação em mobilização de recursos e inclusão na rede de consultores apoiados pela “Natura”.
“A iniciativa nos deixa muito feliz, pois dá visibilidade ao trabalho desenvolvido nas bibliotecas municipais de Poços de Caldas e também ao próprio Município, já que, como plano de divulgação, a “Natura” vai realizar um vídeo a ser exibido nos programas Domingo Espetacular e Hoje em Dia, da Rede Record”, destaca Ângela Maria Nogueira, chefe da seção de Bibliotecas, da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. (clique na imagem para ampliá-la)
Projeto
Desde 2008, é realizada na Biblioteca Pública “Manuel Guimarães”, localizada no Conjunto Habitacional “Dr. Pedro Afonso Junqueira” (Cohab), uma campanha para doação de livros e revistas. Com o acúmulo desses materiais, foi necessário desenvolver novas soluções para o aproveitamento dos livros, além do uso na biblioteca.
Foram criados, então, novos caminhos, como a reutilização em outros espaços. Além da troca realizada entre as bibliotecas, foram criadas caixas ou pequenas estantes de leitura e encaminhadas à ABACO, PSF COHAB II, Hospital Municipal “Margarita Morales”, Restaurante Popular, entre outros. O material não aproveitado é separado para a reciclagem e, com a renda obtida pela venda, são adquiridos novos livros para a biblioteca. No Projeto de Restauração, além do benefício de recuperar os livros da biblioteca, o projeto atendia cerca de 10 adolescentes, dando capacitação para uma nova atividade como restaurador e encadernador de livros.
“Além da questão ambiental envolvida na ação, o objetivo final é que as pessoas tenham acesso à leitura. A importância fundamental de torná-los cidadãos mais atuantes e mais independentes. E proporcionar aos jovens das oficinas uma oportunidade de formação de trabalho, de integração com a comunidade”, diz Jeferson.
Prêmio
O “Programa Acolher” é uma iniciativa da “Natura”, criada especialmente para conhecer, reconhecer e apoiar iniciativas que utilizem de criatividade, amor e dedicação para ajudar a melhorar a vida de outras pessoas. Além disso, procura promover a troca de experiências e a criação de uma corrente de pessoas que ajudem a desenvolver ainda mais ações sociais já existentes.
A seleção do pré-finalista foi feita após avaliação realizada por um Comitê Julgador, formado por pessoas de reconhecida atuação em projetos e entidades sociais, além de representante de cada regional da “Natura”.
Na etapa seguinte, os pré-finalistas receberam a visita de um especialista em avaliação de projetos sociais com o objetivo de entender melhor a ação no local onde ela acontece.
Depois dessa chamada “visita a campo”, o Comitê Julgador se reuniu novamente e escolheu entre todas as ações visitadas quais seriam as pré-finalistas por categoria (Semente ou Crescente) para, em seguida, selecionar as vencedoras de cada categoria.
Visão
Segundo o coordenador da biblioteca, além da importância financeira do prêmio, a oportunidade criada pela “Natura” será uma vitrine para que pessoas e empresas possam conhecer e valorizar ainda mais o trabalho realizado pelas bibliotecas.

(*) Com informação SMCS/Poços de Caldas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.