segunda-feira, 13 de junho de 2011

Tradições e simpatias marcam o Dia de Santo Antônio

Santo casamenteiro ganhou fama em Portugal e, desde então, tem sido afogado, vendado e colocado de cabeça para baixo em simpatias

“Santo Antônio! Santo Antônio! Meu santinho tão querido, quero pedir, em segredo, que me arranje um marido!”. Assim rezam nesta segunda-feira, 13, Dia de Santo Antônio, as mulheres que querem casar.
As imagens do santo casamenteiro, no entanto, não são bem tratadas por aquelas que esperam seus “favores”. Ele costuma ser afogado, vendado, colocado de cabeça para baixo e tudo o que se possa imaginar pelas “fiéis” que fazem simpatias desejando um marido.
Sua fama de casamenteiro começou por volta de 1790, em Portugal. Em um momento de nervosismo, uma moça pegou a imagem de Santo Antônio e jogou pela janela de sua casa. A imagem acertou a cabeça de um rapaz, que foi atendido pela família da moça. Os dois acabaram se conhecendo, se apaixonaram e casaram.
Em São Paulo, por exemplo, a festa pelo Dia de Santo Antônio é grande. Um grupo de moradores da comunidade do bairro do Pari, na região central da cidade, se reuniu para montar um bolo, que levou três dias para ser feito e pesa cinco toneladas.
As confeiteiras garantem que dá certo. “Se a pessoa comer um pedaço e tiver fé, encontra sim um marido”, diz Célia Vetorazzo, de 72 anos. A coordenadora das confeiteiras, Vanda de Freitas, de 68 anos, ajuda a fazer o bolo há 32 anos e prova que a tradição tem fundamento. “Sempre fui devota de Santo Antônio e conheci meu marido aqui na paróquia. Somos casados há 38 anos e muito felizes.”
Simpatias para a data
Olhe o Santo Antônio de pertinho e diga que, enquanto ele não lhe arrumar um namorado, ficará na geladeira. E depois ponha-o no congelador.
Coloque duas agulhas iguais dentro de uma bacia com água contendo duas colheres de açúcar. Se no dia seguinte elas estiverem juntas, isso simboliza que o casamento está próximo.
Coloque a imagem do santo de cabeça para baixo dentro de um copo contendo água ou cachaça, e prometa deixar o santinho nessa situação até encontrar seu amor.

INDEPENDENTE DE ESTAR À PROCURA DE UM MARIDO, TAMBÉM HÁ A “ORAÇÃO A SANTO ANTONIO” (clique na imagem para ampliar)

AGORA, SE A COISA ESTÁ “PRETA” E VOCÊ JÁ ESTÁ ENTRANDO EM DESESPERO, VALE A PENA APELAR PARA ESTA ORAÇÃO. (clique na imagem para ampliar)

(*) Com informações eBand, Jornal da Tarde e mdemulher

Um comentário:

  1. Eu fiz a minha, não para encontrar "um", mas para ficar com "o" rssssssss... vc sabe bem quem é, não é mesmo... Bjsss

    ResponderExcluir

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.