segunda-feira, 6 de junho de 2011

Direita portuguesa vence eleição e prega austeridade

Futuro primeiro-ministro português Pedro Passos Coelho prometeu ocupar-se o quanto antes das reformas exigidas pela UE e FMI

Lisboa, Portugal – O futuro primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho (PSD) [foto AFP], prometeu, depois das eleições realizadas ontem, 05, que deram ampla maioria para a direita, ocupar-se o quanto antes das reformas exigidas pela União Europeia (UE) e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), e anunciou mais austeridade para que Portugual "não seja um peso" para seus credores.
Pela primeira vez desde o advento da democracia em 1974, a direita portuguesa concentra todo o poder com um presidente, um governo e uma maioria parlamentar nas mãos do Partido Social Democrata (PSD).
Em sua primeira declaração após a vitória, Passos Coelho lançou uma mensagem tranquilizadora aos credores de Portugal, que acaba de negociar um empréstimo de 78 bilhões de euros com a UE e o FMI em troca de um exigente programa de austeridade de três anos.
"Farei de tudo com o objetivo de garantir que Portugal não seja um peso para os países que nos emprestaram o que necessitávamos para assumir nossas responsabilidades e nossos compromissos", declarou Passos Coelho.
Fiel à sua crença de "transparência" e de "dizer a verdade", o líder socialdemocrata previu "anos muito difíceis" aos portugueses, a quem anunciou novos sacrifícios "por conta das circunstâncias".
Passos Coelho terá de esperar até o fim de junho ou início de julho para formar um governo e começar a trabalhar. O processo de sua nomeação como primeiro-ministro começará depois da publicação oficial dos resultados em 15 de junho. Passos Coelho terá menos de um mês para preparar a primeira "inspeção" da "Troika" – representantes da UE, do FMI e do Banco Central Europeu (BCE) – prevista para o fim de julho.
Até essa data, o próximo governo terá de decidir novas medidas de austeridade para compensar a diminuição "substancial" dos encargos patronais destinados a aumentar a competitividade das empresas.
Além disso, terá de encontrar um comprador para o banco BPN e acabar com as chamadas "golden shares" ("ações especiais") e direitos especiais do Estado nas empresas que cotam em bolsa. O futuro governo terá de preparar também novas medidas de austeridade para 2012 e iniciar reformas estruturais para dinamizar a economia, cujo PIB deve diminuir, segundo as previsões, em torno de 2% em 2011 e 2012.
Sobretudo, o novo governo terá de acelerar o ritmo das privatizações, começando pela companhia aérea TAP, cujos trabalhadores ameaçam com uma greve de 15 dias. Nos mercados financeiros, a vitória de Passos Coelho foi recebida muito favoravelmente na manhã de hoje, 06.
"Trata-se de um resultado positivo na medida em que um governo majoritário é uma condição necessária para o êxito do programa UE-FMI", afirmou a Barclays Capital em nota de análise. O Banco Espírito Santo de Investimento (BESI) cumprimentou, por sua vez, a vontade "de Passos Coelho de ir além das medidas previstas para restaurar a credibilidade de Portugal e a confiança dos mercados".
Os portugueses, no entanto, não dividem o entusiasmo do mercado financeiro, como prova o recorde de 41% de abstenção, a mais alta desde o início do ciclo democrático, em 1974.

Informações AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.