sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Amorim tem histórico de divergências com militares

Integrantes das Forças Armadas disseram que ele é a "pior escolha possível"
Brasília, Brasil – A carreira do novo ministro da Defesa, Celso Amorim, é marcada por divergências e atritos com a cúpula das Forças Armadas brasileiras.
Ex-ministro das Relações Exteriores do governo Lula, Amorim é considerado a "pior escolha possível" para o cargo, de acordo com militares ouvidos sob condição de anonimato.
Apesar de a maior parte das divergências ter origem nas posições adotadas pelo Itamaraty durante a gestão de Amorim, as rusgas começaram antes, ainda no período da ditadura militar.
Conheça os principais pontos de atrito entre Amorim e os militares
– Demitido da Embrafilme
Em 1982, Amorim foi demitido da direção geral da Embrafilme – para a qual tinha sido nomeado, em 1979, pelo então presidente João Baptista Figueiredo – por causa da produção “Pra Frente, Brasil”, de Roberto Farias, que retratava a tortura no regime militar.
– Bolívia e Petrobras
Em 2006, quando o presidente da Bolívia, Evo Morales, ordenou a invasão das refinarias de gás da Petrobras e a nacionalização de toda a operação, a atuação de Amorim à frente do Ministério das Relações Exteriores foi considerada fraca e "entreguista" pelos militares brasileiros.
– Hugo Chávez
Enquanto os militares brasileiros viam com desconfiança o processo de armamento da Venezuela de Hugo Chávez – que comprou caças, tanques e mísseis para suas Forças Armadas –, Amorim colocava panos quentes na questão, dizendo que o país vizinho estava apenas exercendo seu direito de repor equipamento antigo.
– Manuel Zelaya
Em 2009, o ex-presidente de Honduras Manuel Zelaya – derrubado por um golpe de Estado – retornou escondido ao país centro-americano e "se instalou" na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa, montando ali seu quartel-general de resistência.
Contando com a "compreensão" de Celso Amorim e do ex-presidente Lula, Zelaya virou uma pedra no sapato das Forças Armadas brasileiras, que tiveram que engolir a invasão da embaixada e a violação da soberania nacional.
– Soldados no Haiti
Após o terremoto de janeiro de 2010 no Haiti, o então ministro das Relações Exteriores Celso Amorim pediu ao Congresso Nacional que aumentasse o número máximo de militares brasileiros presentes no país caribenho, contrariando a cúpula das Forças Armadas.
Os dirigentes militares consideravam que o efetivo de 1.300 homens – que lideravam a Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti – era suficiente para manter a segurança.
Na época, Amorim não esperou pelo estudo dos militares e anunciou que o Brasil dobraria o contingente de suas tropas. O general Floriano Peixoto reconheceu que a decisão brasileira era "política" e que caberia ao governo brasileiro tomá-la.

(*) Com informação AE e R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.