quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Vice-governador lança “Fórum da Cachaça de Minas”

Proposta é promover crescimento organizado do setor para gerar mais empregos de qualidade
Belo Horizonte, MG – O vice-governador Alberto Pinto Coelho lançou, hoje, 18, o Fórum da Cachaça de Minas, que tem o objetivo de estreitar o relacionamento entre as entidades governamentais e privadas do setor produtivo da cachaça e contribuir para a elaboração de políticas público privadas para o segmento.
O evento foi realizado durante a abertura da VI AgriMinas – Feira da Agricultura Familiar de Minas Gerais, na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte, e contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, além do Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento.
“Esta é uma oportunidade para olhar para as dificuldades de cada um e buscar soluções criativas. Toda vez que estabelecemos algum conselho com esse propósito, desde que ele contemple todos os agentes produtivos daquela atividade, certamente colheremos resultados a curto prazo”, salientou Alberto Pinto Coelho, em pronunciamento.
A criação do Fórum da Cachaça, assim como o Fórum do Café e o Fórum do Leite, lançados recentemente pelo governador Antonio Anastasia, são compromissos de Governo assumidos por Antonio Anastasia, no ano passado. A proposta é promover o crescimento organizado desses setores, de forma a gerar mais empregos de qualidade no Estado, meta principal do governo mineiro.
O vice-governador destacou a importância da agricultura familiar não só no sustento das famílias no campo, mas como uma atividade para o desenvolvimento da economia
em Minas Gerais. “É importante que tenhamos políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da agricultura familiar. Certamente, com essas iniciativas e com as políticas públicas voltadas para subsidiar essa atividade tão importante, é que alcançaremos além das nossas fronteiras, com produtos de qualidade”, observou.
O secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, afirmou que o estímulo à legalização dos produtores informais e à certificação de origem e qualidade do destilado, além da difusão de tecnologias e apoio à produção, são pontos de destaque a serem tratados pelo Fórum da Cachaça.
“Minas Gerais é líder na capacidade de produção de cachaça artesanal com um volume anual de 200 milhões de litros, o
equivalente a cerca de 50% da produção brasileira. Somos o único Estado do país que possui uma lei específica para o produto, criando padrões de identidade. Nossa cachaça é um produto de alta qualidade”, destacou o secretário.
Durante a solenidade foram entregues placas em homenagem aos produtores em reconhecimento à participação no programa de Certificação Ima/Inmetro. Ao final do evento, o vice-governador e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, visitaram os estandes da feira.
A AgriMinas tem o objetivo de promover, profissionalizar e fortalecer a imagem do trabalho na agricultura familiar. Também é um espaço para a abertura de mercado. A feira conta com a participação de 130 expositores, com produtos da agroindústria e peças artesanais.

(*) Com informação AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.