sexta-feira, 5 de agosto de 2011

MG fará estudo epidemiológico da brucelose animal

Estudo seguirá os critérios estabelecidos pelo Mapa e resultados serão confidenciais
Minas Gerais, Brasil – O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) autorizou a realização do estudo epidemiológico da brucelose em todo o Estado. A ação foi aprovada por meio da Portaria nº 1155, publicada no Diário Oficial de Minas Gerais na última quarta-feira, 03.
A partir do próximo dia 22, técnicos do IMA visitarão 2.185 propriedades pecuárias de Minas Gerais. O último estudo epidemiológico da brucelose foi feito em 2002, após quatro anos consecutivos de vacinação obrigatória no Estado.
Racionalidade
O conhecimento da real situação epidemiológica da brucelose é de extrema importância, pois permite escolher as melhores estratégias para prevenção da doença e o acompanhamento do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT). Sendo assim, possibilita avaliar as necessidades de promover correções, evitando o desperdício de tempo e de
recursos.
O IMA, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), é responsável pela execução das ações de defesa sanitária animal. Desde 2001, adota os procedimentos previstos no PNCENT, que tem como um dos objetivos a certificação de propriedades livres ou monitoradas contra a brucelose e tuberculose bovina.
Envolvimento
A participação do produtor no estudo é voluntária a partir da assinatura do Termo de Compromisso que marca os dias da coleta do sangue, inoculação e da leitura dos resultados. O estudo seguirá os critérios estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
(Mapa).
As fêmeas amostradas no estudo epidemiológico não deverão ser marcadas ou identificadas considerando seu objetivo de diagnóstico de prevalência da doença nos rebanhos e animais em Minas Gerais, sem a divulgação dos resultados finais de classificação das propriedades participantes (positiva, negativa ou inconclusiva). Os resultados serão confidenciais.
Treinamento
Para concretizar o estudo, o IMA vai capacitar 20 servidores no próximo dia 18, sendo um representante de cada Coordenadoria Regional do Instituto. O treinamento será realizado em Belo Horizonte, com participação do professor do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva de Saúde Animal da Universidade de São Paulo (USP), José Soares Ferreira Neto.
O diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, ressalta que a preparação dos técnicos é essencial para um trabalho efetivo na defesa sanitária animal de Minas Gerais. “Os constantes treinamentos dos fiscais nos permite executar essa atividade de forma exemplar, contando com um corpo técnico altamente qualificado para atuar no campo”, ressalta o diretor.

(*) Com informação AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados (as), reservo-me ao direito de moderar todos os comentários. Assim, os que me chegarem de forma anônima poderão não ser publicados e, desta forma, tão menos respondidos. Grato pela compreensão, espero contribuir, de alguma forma, com as postagens neste espaço.